O Banco Central anunciou nesta quarta-feira (10) o retorno do LIFT Lab, projeto em parceria com a iniciativa privada que fomenta projetos de inovação para o sistema financeiro do Brasil. Após um tempo de interrupção desde 2023, o programa anunciou os sete vencedores, sendo que cinco tem aplicações que usam algo de blockchain, tokenização e cripto.
Na época, ao anunciar os finalistas, o BC informou que o programa estava entrando em um período de suspensão por tempo indeterminado “devido a limitações operacionais e de recursos humanos”.
Os projetos selecionados agora saíram de uma primeira leva de 95 propostas submetidas no ano passado. Desse grupo, nove foram para a fase final. E agora, os sete escolhidos irão passar pelo processo de aceleração, no qual durante três meses receberão suporte técnico do Banco Central e das empresas parceiras para tornar o projeto viável.
Os projetos que envolvem aplicações com elementos de blockchain ou tokenização e que irão passar pela aceleração são:
- Gateway de Interoperabilidade: solução de interoperabilidade B2B que opera entre redes blockchain que não são compatíveis.
- GreenFi: Finanças Descentralizadas para a Sustentabilidade: solução que visa criar um ecossistema financeiro descentralizado para ativos verdes tokenizados.
- KYC para Rating de Crédito em Blockchain: solução que busca desenvolver uma rede descentralizada para avaliação e concessão de crédito, seguindo os princípios do Open Finance.
- SmartSafe: solução de carteira digital programável, segura e intuitiva para o armazenamento de criptoativos.
- Token do Agronegócio Garantido – TAG: tokenização de ativos para o agronegócio.
Neste ano, o LIFT Lab completa 6 anos, recebendo no período 256 propostas de projetos submetidas e 82 selecionados como finalistas. Para a etapa final de aceleração foram 68 projetos e, desse montante, 36% receberam investimentos do setor privado, durante ou logo depois da aceleração, totalizando um montante superior a R$ 400 milhões.
A iniciativa conta com o apoio de empresas de tecnologia, como AWS, Cielo, Finansystech, Idwall, Microsoft, Multiledgers, R3 e Veritran.
Os outros dois projetos que serão acelerados e que não envolvem blockchain e tokenização são:
- Compliance e PLD Preventivos: soluções tecnológicas para a prevenção à lavagem de dinheiro e compliance.
- Score Chave PIX: desenvolvimento de uma pontuação para o sistema de pagamentos instantâneos Pix, monitoramento de safe zones e detecção de contas laranjas.
Para maiores detalhes sobre o LIFT Lab, acesse o site oficial do projeto.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo