Fundador da Binance Changpeng Zhao posa para foto
Changpeng “CZ” Zhao, CEO da Binance (Foto: Decrypt)

O fundador e ex-CEO da Binance, Changpeng Zhao, parece estar em uma posição confortável nos EUA onde aguarda julgamento, de acordo com declarações recentes da cofundadora da empresa Yi He. Segundo ela, Zhao, também conhecido como “CZ”, se encontra atualmente em uma “situação positiva”.

Os comentários de Yi, postados no perfil Binance News na página comunitária Binance Square, foram feitos durante o Binance Chinese Meetup realizado em Dubai, onde ela afirmou que a posição atual de CZ em território americano é “em grande parte pacífica e as pressões regulatórias anteriores foram antecipadas internamente”.

Publicidade

Yi acredita que a situação existente é o resultado ideal, dadas as circunstâncias, diz a publicação.

Vale lembrar que Yi He e Zhao foram parceiros de negócios e também de vida, e eles têm filhos juntos. Em entrevistas, Yi não hesita em dizer que Zhao é “camarada de armas”, ou “parceiro para toda obra”.

Julgamento de CZ

No fim do ano passado, CZ se declarou culpado por violar as leis de sanções e lavagem de dinheiro dos EUA quando estava no comando da Binance e concordou em pagar uma multa de US$ 50 milhões, além de renunciar ao cargo de CEO.

Na época ele disse: “Cometi erros e devo assumir a responsabilidade. Isso é o melhor para nossa comunidade, para a Binance e para mim mesmo”.

O cargo foi ocupado posteriormente por Richard Teng, de Singapura, onde administrou os negócios da Binance por lá até ir escalando postos maiores, passando Oriente Médio, Norte da África e Europa e então Chefe Global de Mercados Regionais.

Publicidade

Changpeng Zhao foi acusado de lavagem de dinheiro e violações de sanções pelo Departamento de Justiça dos EUA em novembro do ano passado, após uma investigação de anos. A Binance foi condenada a pagar US$ 4,3 bilhões em multas e a “sair completamente” dos EUA.

CZ pode enfrentar uma pena de prisão de até 18 meses, mas os promotores dos EUA buscam uma pena mais longa. O ex-chefão da Binance permanece em liberdade sob fiança, porém não está autorizado a deixar o país.

Os promotores dos Estados Unidos agendaram o julgamento da sentença de CZ para 30 de abril.