Imagem da matéria: BC aponta tokenização de ativos como foco de atuação em 2024
Banco Central do Brasil (Foto: Shutterstock)

No último dia 4 de março, o Banco Central apresentou sua lista de prioridades para o ano de 2024, e, além de destacar a regulação do mercado de criptomoedas, também apontou o segmento de tokenização de ativos como um importante tema para este ano.

Durante entrevista coletiva no lançamento da lista, Otávio Damaso, diretor de regulação, afirmou que “entendemos que a inovação é chave para o aumento da eficiência do sistema financeiro, em suas várias dimensões: inclusão, competição, desenvolvimento de produtos e serviços. Outro aspecto fundamental é o aprofundamento da nossa pauta de regulação voltada para os aspectos prudenciais”.

Publicidade

O BC ressalta que já tem surgido no mercado diversos produtos e serviços no âmbito do sistema financeiro que envolvem o processo de tokenização. Porém, segundo o diretor de regulação, a autoridade não tem ainda em vista a edição de alguma norma sobre o tema, mas poderá fazê-lo se identificar sua necessidade.

Damaso disse que o BC está acompanhando de perto esse processo, e que mesmo ainda no início do seu desenvolvimento, já tem grande potencial para transformar o sistema financeiro do país.

A tokenização é um processo em que um bem é reproduzido de forma digital por meio de um token e registrado em blockchain, podendo ser fragmentado em frações menores. Esse tokens preservam valores, características e possíveis benefícios do bem que ele representa.

Inteligência Artificial e outras prioridades

O BC disse que também monitora o uso de novas tecnologias por parte das instituições reguladas. Damaso explicou que a inteligência artificial é um tema que tem sido bastante debatido, não somente no sistema financeiro, mas em toda a economia.

Publicidade

Ele afirmou que essa inovação pode levar a ganhos significativos em eficiência, mas que o BC observará também os impactos sob o ponto de vista prudencial e sob o ponto de vista da agenda de combate a fraudes financeiras.

Na ocasião da coletiva, Damaso explicou ainda que o BC deve regulamentar a atuação dos prestadores de serviços de ativos virtuais. O BC concluiu no início desde ano uma consulta pública sobre essa questão.

Segundo o Banco Central, as contribuições recebidas durante esse processo serão analisadas e em breve deve ser editada normas sobre o tema.

VOCÊ PODE GOSTAR
Fundo azul em simulação de com traços de como funciona tecnologia blockchain

Fractal: Conheça a nova rede de escalabilidade do Bitcoin

O Fractal permanece fiel ao código da camada base do Bitcoin, permitindo que o BTC seja dimensionado enquanto compartilha sua segurança e infraestrutura
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador