Buscar no site

Surge primeira foto de Sam Bankman-Fried na prisão; veja

Foto teria sido tirada em 17 de dezembro e Sam Bankman-Fried parece estar mais magro do que em período do julgamento de seu caso

Fundador da FTX fora do Tribunal de Manhattan EUA
fundador da FTX, Sam Bankman-Fried, fora do tribunal federal de Manhattan (Foto: Decrypt/André Beganski)

Meses após o co-fundador e ex-CEO da FTX, Sam Bankman-Fried, ser considerado culpado em sete acusações federais de fraude e conspiração relacionadas à falência da exchange, a primeira foto do desacreditado magnata das criptomoedas na prisão teria surgido.

Compartilhada no Twitter (conhecido como X) por Tiffany Fong, uma criadora de conteúdo que fez amizade com Bankman-Fried e o entrevistou várias vezes após sua queda, a suposta foto na prisão mostra o outrora ícone das cripto ao lado de outros prisioneiros, todos, exceto um, com o rosto censurado para proteger sua privacidade.

Na foto, que Fong diz ter sido tirada em 17 de dezembro do ano passado no Centro de Detenção Metropolitano (MDC) do Brooklyn, Bankman-Fried mantém uma aparência familiar com uma camiseta, shorts de moletom e tênis, mas parece estar mais magro do que em fotos anteriores, antes da prisão. Ele também está com barba, em contraste com seu habitual rosto barbeado.

Fong obteve a foto de um ex-detento recentemente libertado a quem ela se refere como “G Lock”, que é a única outra pessoa na foto com o rosto visível. Ela compartilhou um curto trecho de uma entrevista em vídeo com o ex-companheiro de prisão de Bankman-Fried, que chama Sam de seu “filho” e falou sobre seu comportamento e hábitos pessoais de higiene atrás das grades.

No clipe, G Lock diz que Bankman-Fried parece “mais desleixado que o diabo” e diz que o fundador de cripto caído não vinha tomando banho com frequência na época. G Lock, descrito como ex-membro da gangue Blood, acrescentou que Bankman-Fried lhe disse que queria tentar deixar a barba crescer porque é algo que ele nunca tinha feito antes.

Bankman-Fried foi condenado em novembro por uma série de crimes, incluindo a apropriação de bilhões de dólares em fundos de clientes da FTX para sustentar a firma de investimentos irmã, Alameda Research, durante a corrida de baixa que precedeu a falência da FTX.

Mesmo assim, G Lock acredita que Bankman-Fried é, no final das contas, um “cara bom” — embora G Lock afirme que ele é “estranho pra cacete” e “pode ser estranho” — e pede ao presidente Joe Biden que perdoe o co-fundador da FTX em meio à sua campanha de reeleição este ano.

“Liberte Sam Bankman”, diz G Lock. “Joe Biden, você sabe o que fazer. Antes de sair, perdoe meu filho… você sabe o que fazer.”

Fong disse que planeja postar a entrevista completa em vídeo com G Lock nos próximos dias através de seu canal no YouTube e que irá aprofundar-se mais no suposto comportamento de Bankman-Fried atrás das grades e como outros detentos o estão tratando.

A longa saga de falência da FTX pode acabar tendo um final semi-feliz para os clientes, pois os advogados da empresa disseram no final de janeiro que “os clientes e credores não garantidos gerais com reivindicações permitidas eventualmente serão pagos integralmente”, de acordo com o plano atual.

No entanto, isso está sujeito a mudanças. Alguns clientes estão insatisfeitos com o plano atual, que é baseado no valor de seus ativos em cripto de novembro de 2022, quando a FTX colapsou. Isso porque o mercado de cripto se recuperou substancialmente desde então; o preço do Bitcoin, por exemplo, disparou de cerca de US$ 17 mil naquela época para mais de US$ 51 mil hoje.

*Traduzido com autorização do Decrypt.