Dando início ao mais recente mistério em torno dos Ordinals do Bitcoin, alguém fez um airdrop de 21 mil inscrições digitais como parte de uma aparente promoção de um novo jogo no domingo (21).
“Começou uma corrida armamentista tecnológica — 21 mil RSICs de última geração, produzidos em nossa fábrica, estão sendo enviados de nossos centros de distribuição para a comunidade dos Ordinals”, diz uma mensagem na inscrição 56,754,110. “Os RSICs são projetados com o único propósito de proteger um saco de runas. Essas runas serão gravadas em nossa fundição após o lançamento do protocolo de runas no Bitcoin.”
Embora o grupo por trás do airdrop se autodenomine Runecoin, ele parece não ter relação com o conceito Runes, criado pelo desenvolvedor original do Ordinals, Casey Rodarmor, em 2023.
Runecoin
As regras da Runecoin estabelecem a história de fundo: todas as 21 mil inscrições RSIC foram inicialmente fabricadas, mas não podem mais ser produzidas devido a uma “explosão misteriosa da fábrica e dos centros de distribuição”. Essas RSICs estão sendo lançadas via airdrop para a comunidade Ordinals, dando aos detentores de RSIC três opções: minerar runas, vender RSICs no mercado ou deixar suas RSICs desaparecerem. A Runecoin disse que 10% dos RSICs estão reservados para os designers do jogo.
O que acrescenta mais mistério ao jogo é o fato de que a inscrição principal diz apenas “implantando mais inscrições”.
Na semana passada, uma mensagem na blockchain do Bitcoin continha um enigma que causou grande agitação na comunidade do Ordinals.
“10.000 sats, lado a lado”, diz a mensagem encontrada na inscrição 55.365.041. “Um único UTXO, intocado por dentro. Nascidos juntos, amaldiçoados por natureza. Construído com código, Bitcoin Art.” A mensagem misteriosa foi seguida por uma sequência de números: 391481082118 – 391481092117.
O “jogo” da inscrição atraiu a atenção e o entusiasmo de alguns dos fiéis da comunidade Ordinals, com mais de 33 BTC, cerca de US$ 1 milhão em volume negociado até o momento, de acordo com a Magic Eden. Outros, no entanto, questionaram as alegações do airdrop e como ele foi anunciado nas redes sociais.
“Embora a abordagem da RSIC seja nova e exclusiva, não há absolutamente nenhuma garantia de que essa será a primeira runa de todos os tempos, nem essa equipe tem qualquer ideia de como será o protocolo final”, escreveu o apresentador de podcast cripto e gerente de produtos da Emblem Vault, Jake Gallen. “A menos que seja realmente @rodarmor que esteja por trás disso.”
Quem está por trás da Runecoin?
Um dos principais colaboradores da plataforma BRC-20 Omnisat, Gallen, assim como muitos outros, só pode especular sobre quem está por trás da Runecoin, dizendo que chamar as inscrições lançadas via airdrop de “runas” representa erroneamente a realidade do que um comprador em potencial está recebendo.
“Isso pode causar muitos danos aos novos compradores que não sabem no que estão se metendo quando compram uma inscrição”, disse Gallen ao Decrypt em uma entrevista. “Eles acham que é uma runa, mesmo que o [Protocolo Runes] não esteja ativo por mais três meses.”
Embora as declarações anteriores de Gallen nas redes sociais tenham sido chamadas de “FUD”, ele enfatizou a importância da transparência e do fornecimento de todas as informações públicas disponíveis para a tomada de decisões informadas. Ele expressou preocupação com o fato de os usuários se envolverem em atividades sem o conhecimento completo, defendendo a não realização dessas ações desinformadas.
“Você pode chamar isso de FUD ou o que quiser, mas a verdade é que o marketing por trás disso simplesmente não é verdadeiro”, continuou Gallen. “Toda essa postagem pode ser refutada, é claro, mas se você for jogar esse jogo, por favor, [faça sua própria pesquisa] ANTES e certifique-se de entender a totalidade do que está sendo apresentado antes de investir seus satoshis de forma impulsiva.”
Propaganda enganosa
“A maneira como o airdrop do RSIC por @rune_coin foi feito é muito legal, e espero que o airdrop para a comunidade de Ordinals se torne uma tendência, mas esse tipo de marketing precisa ser denunciado”, disse no X Leonidas, historiador pseudônimo de NFTs e colecionador de Ordinals.
Chamando isso de sinal de alerta, Leonidas advertiu que os entusiastas dos Ordinals devem esperar até o lançamento do protocolo Runes antes de mergulhar em um projeto usando esse nome.
“Obviamente, não é a primeira Rune no Bitcoin, e Casey declarou várias vezes que nenhuma Rune é Rune até que o protocolo seja realmente lançado e um primeiro token Runes seja realmente cunhado na rede”, disse Leonidas.
“Não gosto muito do fato de a RSIC estar se promovendo dessa forma e, especialmente, não gosto do fato de que ela enganará principalmente as pessoas “comuns” da comunidade Ordinals, que não gastam tempo para entender completamente por que uma afirmação como essa é flagrantemente falsa.”
Para aumentar ainda mais a confusão em relação ao airdrop, a conta da Runecoin no X disse que o protocolo de runas ainda não foi lançado e que nenhuma runa foi gravada.
“Achamos que esse é um mecanismo de distribuição divertido, que poderia ser usado para muitas coisas, inclusive runas, e queríamos experimentar e nos divertir com ele. Esperamos que você também o faça”, disse a conta da Runecoin.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto