logo do google play store em celular android
Shutterstock

A loja de aplicaivos do Google, Play Store, removeu os apps das exchanges de criptomoedas Binance e OKX, seguindo o que já havia sido feito pela Apple recentemente. A decisão ocorre após um comunicado do governo dizendo que diversas corretoras não estavam seguindo as regras do país.

Em 28 de dezembro de 2022, a Unidade de Inteligência Financeira da Índia (FIU), que está subordinada ao Ministério das Finanças, emitiu avisos contra a Binance, OKX, HTX (Huobi)Kraken, Gate.io, Bittrex, Bitstamp, MEXC Global, KuCoinBitfinex, orientando-as a se registrarem junto às autoridades locais.

Publicidade

O aviso da FIU dizia que qualquer exchange que ofereça serviços a usuários indianos deve se registrar como “entidade reportante” e apresentar declarações ao departamento de imposto de renda.

A Apple já havia retirado de sua loja virtual os aplicativos das dez exchanges alertadas pelo governo, sendo agora seguida pelo Google.

Na semana passada, a Binance disse que estava ciente da situação e que o bloqueio só ocorre para quem quiser baixar o aplicativo. Os clientes que já possuem o programa no celular podem continuar acessando normalmente. Além disso, a exchange informou que as contas e fundos de clientes do país permanecem seguros e acessíveis.

Depois que a Índia criou um imposto de 30% sobre as criptomoedas e uma dedução fiscal de 1% na fonte para cada negociação desses ativos, o volume das exchanges de criptomoedas despencou e os usuários indianos correram para corretoras estrangeiras para evitar o pesado regime tributário. Essas novas regras agora impactam também a atuação dessas empresas estrangeiras.

Publicidade

A recente ação da Índia ocorre em meio a uma crescente demanda por regulamentações. Durante a cúpula do G20, o governo indiano pediu colaboração global na frente regulatória de criptomoedas.