Desde a noite de sexta-feira (8) circula no mercado uma notícia falsa de que a BlackRock, a maior gestora de ativos do mundo, vai comprar Voyager Digital, credora de criptomoedas que entrou em recuperação judicial em julho do ano passado após quebrar como efeito do colapso do projeto Terra (LUNA) e da empresa Three Arrows Capital.
A fake news ganhou tração após ser publicada como conteúdo pago de assessoria de imprensa na Associated Press, uma das maiores agências de notícias do mundo. Na manhã deste sábado (9), o conteúdo segue no ar no site da agência, como expôs o jornalista Colin Wu, do perfil Wu Blockchain.
“Alguém criou uma fake news de que a BlackRock planeja adquirir a Voyager Digital para fazer pump de token. O site da Associated Press chegou a publicá-lo com conteúdo pago”, alertou Wu.
A matéria aponta como “fonte” da publicação fraudulenta uma conta no X (ex-Twitter) de origem chinesa e que possui apenas um seguidor. Embora traga os logos da Voyager e da BlackRock, o perfil identificado com @JoyTyger930897 não tem qualquer relação com as empresas citadas.
Esquema de pump and dump
Ao que tudo indica, a notícia falsa faz parte de um esquema de pump and dump, estratégia na qual criadores de um projeto ou investidores interessados divulgam informações muitas vezes falsas para trazer atenção para um ativo e fazer seu preço aumentar, para, logo em seguida, despejá-los no mercado e realizar o lucro às custas de outros investidores.
A matéria paga vinculada ao Associated Press parece ter sido capaz de influenciar o preço do VGX, o token nativo da Voyager. No início da manhã, o token subia 8% nas últimas 24 horas, segundo a publicação de Wu Blockchain.
Com a farsa exposta para o público nas redes sociais, o preço do ativo logo voltou a recuar e diminuiu os ganhos no dia para 2,1%, negociado agora a US$ 0,14, segundo o CoinMarketCap.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.