A juíza Katherine Polk Failla, do tribunal distrital de Nova York, chamou a criptomoeda Ether (ETH) de commodity em uma decisão que rejeitou o processo contra a exchange descentralizada Uniswap na quarta-feira (30).
A ação alega que a plataforma DeFi violou as leis de valores mobiliários dos EUA ao não se registrar como bolsa ou corretora. Os investidores queriam responsabilizar a Uniswap por perderem dinheiro com “tokens fraudulentos” que foram emitidos e negociados no protocolo, com ativos como Ethereum (ERC-20), EthereumMax (EMAX), Bezoge (BEZOGE) e Alphawolf Finance (AWF).
Segundo a juíza, porém, os verdadeiros réus do caso seriam os emissores dos “tokens fraudulentos” em questão e não a Uniswap.
A definição das criptomoedas como commodities ou valores mobiliários é algo que gera discussão nos EUA há anos. Para o atual presidente da Comissão de Valores Mobiliários do país (SEC), Gary Gensler, a única moeda digital definida como commodity até hoje era o Bitcoin, mas o país não tem uma definição oficial ainda sobre todas as criptos.
Diferente do Brasil, onde os órgãos reguladores para as criptomoedas são basicamente a CVM e o Banco Central, nos EUA existem diversas entidades que podem ser definidas como reguladoras dependendo da classificação.
No caso das criptos, caso elas sejam enquadradas como valores mobiliários, a responsável pela regulação fica sendo a SEC. Por outro lado, se a definição delas for de commodity, o órgão responsável passa a ser a Commodity Futures Trading Commission (CFTC, a Comissão de Negociação de Contratos Futuros de Commodities).
A opinião do tribunal no caso da Uniswap pode influenciar futuros processos contra protocolos descentralizados e até aqueles que alegam violação das leis de valores mobiliários dos EUA. Vale lembrar que a juíza Failla também supervisiona o atual processo da SEC contra a Coinbase.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.