A Ripple e o Banco Central da Colômbia anunciaram nesta quinta-feira (15) uma parceria para explorar casos de uso da tecnologia blockchain.
O Banco Central local, em conjunto com o Ministério de Tecnologias da Informação e Comunicações (MinTIC), irá testar casos de uso que aprimorarão o sistema de pagamento de altos valores da Colômbia usando a plataforma CBDC da Ripple, baseada no XRP Ledger (XRPL).
Esse piloto será desenvolvido como parte da terceira fase de experimentação de blockchain liderada pelo MinTIC.
Sob a orientação da Diretoria de Governo Digital do MinTIC, o projeto será executado até o final de 2023. O objetivo da terceira fase de experimentação de blockchain do MinTIC será educar entidades públicas nacionais e territoriais por meio de experimentos interativos e colaborativos de aplicação do mundo real, mostrando como a velocidade, a escalabilidade e a transparência da tecnologia blockchain podem revolucionar os sistemas de pagamento e gestão de dados.
Destacando a importância desse projeto, o ministro Mauricio Lizcano, chefe do MinTIC, enfatizou que a parceria “fornecerá uma solução tecnológica que permitirá simulações de diferentes casos de uso no sistema de pagamento de alto valor”.
James Wallis, vice-presidente de Engajamento com Bancos Centrais e CBDCs da Ripple, disse que o “projeto abrirá caminho para avanços transformadores na utilização da tecnologia blockchain no setor público. Essa parceria demonstra nosso compromisso em impulsionar a inovação e a eficiência, capacitando, em última instância, as entidades públicas a desbloquearem todo o potencial de transações seguras e transparentes”.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas