Ratoeira com moeda de bitcoin
Shutterstock

A Haru Invest, empresa sul-coreana de empréstimo de criptomoedas, suspendeu saques e depósitos de sua plataforma nesta terça-feira (13) citando um “problema com um dos parceiros de serviço”.

A empresa anunciou que a suspensão foi uma “decisão difícil”, supostamente tomada para proteger os fundos dos usuários, enquanto ela elabora um “plano de contingência para corrigir a situação.”

Publicidade

A Haru oferece rendimentos anuais entre 12% e 25% a partir do depósito de cinco criptomoedasBitcoin (BTC), Ethereum (ETH), Tether (USDT), Circle (USDC), e XRP (XRP).

A empresa afirma ter mais de 80 mil usuários em mais de 140 países e cerca de US$ 1 bilhão em ativos digitais sob gestão, segundo a atualização no dia 18 de abril.

A Haru ainda não respondeu a um contato feito pelo Decrypt.

“Não é ‘rug pull”

Jornais locais também indicam que os escritórios da empresa em Seul foram fechados, bem como a conta no LinkedIn.

O CEO da Haru, Hugo Hyungsoo Lee, afirmou que a empresa passou para um formato de home office, defendendo o encerramento do escritório físico. A medida teria sido feita para proteger os ativos no escritório das possíveis consequências dos usuários devido à suspensão da retirada.

O cofundador e ex-diretor técnico da Haru Invest, Eunkwang Joo, disse que fechar a conta da rede social era uma ação para seguir “diretrizes do escritório de advocacia em termos de respostas legais.”

Joo acrescentou que a plataforma está enfrentando uma “situação interna” e não “uma tentativa de um “rug pull” malicioso.”

A Upbit, uma exchange cripto sul-coreana, também restringiu a retirada de criptoativos da Upbit para a Haru Invest na sequência da suspensão das retiradas deles.

Publicidade

A plataforma ainda detém todos os fundos de seus usuários com sua equipe interna de negociação e parceiros globais de gestão de ativos. Ela gera rendimentos através de diferentes atividades de arbitragem e de investimento.

Os usuários da Haru Invest no Telegram já estão ficando impacientes, com alguns querendo organizar uma ação judicial contra a empresa.

Outro usuário angustiado no Twitter afirmou que estava “extremamente preocupado”, pois não havia “nenhuma informação real fornecida pela Haru Invest.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Diddy divide unidade prisional com Sam Bankman-Fried, diz NBC

Diddy divide unidade prisional com Sam Bankman-Fried, diz NBC

O magnata do hip-hop Sean “Diddy” Combs está compartilhando uma unidade prisional com o fundador da FTX, Sam Bankman-Fried
Hamster Kombat - aprenda a jogar o mini puzzle

Hamster Kombat: Veja o Puzzle deste domingo (22)

Procurando a resolução do quebra-cabeça (puzzle) deste domingo? Aqui está o que você precisa para ganhar diamantes
Dois aviões riscam com fumaça para cima o B de bitcoin

Manhã Cripto: Bitcoin mantém alta e ultrapassa US$ 63 mil; Solana salta 8,3%

SOL dispara 8,3% no dia após a revelação das primeiras imagens do novo smartphone Solana Seeker
Imagem da matéria: Caroline Ellison pega 2 anos de prisão por crimes na FTX e Alameda

Caroline Ellison pega 2 anos de prisão por crimes na FTX e Alameda

A ex-CEO da Alameda Research, Caroline Ellison, recebeu uma sentença relativamente leve em troca de seu testemunho contra Sam Bankman-Fried