Ilustração das critpomoedas ethereum bitcoin e dogecoin-ao fundo gráfico de alta
Foto: Shutterstock

O mercado de criptoativos viu uma ligeira recuperação nos últimos dias com o fechamento do acordo quanto a subida do teto de gastos americano, evitando a possível catástrofe econômica de um default da maior economia do planeta. O Bitcoin e o Ethereum subiram 4,61% e 5,14%, respectivamente, com essa notícia. 

Preço e volume do Bitcoin e Ethereum, apurado às 21h (UTC-3) do dia 28/05/2023 (Fonte: Messari)

Apesar do otimismo momentâneo, o cenário macroeconômico tem sofrido uma piora. Os números do PCE divulgados na última sexta-feira (26) revelam que a inflação voltou a acelerar nos Estados Unidos e esse  fato deve pressionar o FED a continuar o aperto monetário mesmo após declarações que levavam a acreditar em uma pausa no aumento de juros na última reunião do FOMC.

Publicidade

O mercado já voltou a precificar um aumento para a próxima reunião do FOMC marcada para o dia 14 de junho e, apesar de ainda divididos, os investidores apostam em um aumento de 25 bps. 

Probabilidades de aumento de juros (Fonte: CME)

Destaque da semana

Em nossa lista de ativos com US$ 10 bilhões ou mais de capitalização de mercado, o destaque da semana fica com o stETH. O token de liquid staking viu uma apreciação de pouco mais de 9%, acima até mesmo do próprio ETH. A valorização pode ser explicada pela alta demanda pelo staking de ether com a fila para  tornar-se um validador chegando a mais de 76 mil participantes. 

Ativos com Capitalização de Mercado superior a US $10 bilhões, apurado às 21h (UTC-3) do dia 28/05/2023 (Fonte: Messari)

Análise on-chain

Os investidores de longo prazo (LTHs) viram uma redução considerável em suas posições nos últimos sete dias, com cerca de 23 mil BTC em retiradas das carteiras desta classe de investidores. O movimento pode estar relacionado a uma aversão a risco com a possibilidade de um default do governo americano.

Quantidade de bitcoins nas mãos dos investidores de longo prazo (LTH)- (Fonte: Glassnode)

O saldo de Bitcoin que não se move há um ano ou mais segue próximo das máximas e indica que ainda existe convicção no mercado mesmo com o fluxo de saída dos LTHs.

Publicidade
Porcentagem dos bitcoins na mãos de investidores há mais de um ano (Fonte: Glassnode)

O saldo de Bitcoin em exchanges viu uma leve redução na última semana com o saque de cerca de 7000 BTC, outra métrica que reforça a tendência de acumulação mesmo com a saída de LTHs.

Saldo de Bitcoin em exchanges nos últimos 2 anos (Fonte: Glassnode)

A quantidade diária de depósitos na Beacon chain do Ethereum segue em valores elevados após o Shapella fork com uma grande demanda pelo staking do ativo.

Novos depósitos de stake desde o início do ano (Fonte: Glassnode)

Conclusão

Apesar do alívio promovido pelo acordo que deve evitar que os Estados Unidos deem calote em sua dívida, o cenário macroeconômico segue desafiador e deve continuar a impactar o mercado como um todo. O mês de junho deve ser marcado pela expectativa ao redor da reunião do FOMC e como a política monetária americana deve ser conduzida em meio a situação atual.

As métricas on-chain seguem pintando um cenário positivo apesar da redução na posição dos investidores de longo prazo. A constância no saldo de Bitcoin que não se move há um ano ou mais e o fluxo de saída em exchanges ilustram a convicção no desempenho de longo prazo e a forte demanda pelo staking de Ethereum favorecem a narrativa do ativo. 

Publicidade

Sobre os autores

André Franco: André é Engenheiro Mecatrônico e Analista de criptoativos desde 2017, foi eleito uma das 50 maiores personalidades cripto do Brasil pelo Cointelegraph, com vasta experiência no mercado. André é atualmente o diretor de Research do Mercado Bitcoin.

Rony Szuster: Rony é Engenheiro Químico com pós-graduação em Engenharia de Software, imerso no mercado cripto desde 2019 e contribuidor do Messari Hub em 2021 e 2022. Atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos do Mercado Bitcoin.

Lucca Benedetti: Lucca é estudante de Engenharia Química e um entusiasta do mercado desde 2015, tendo se tornado analista de forma profissional em 2021. Possui experiência no nascente campo de finanças descentralizadas (DeFi) e atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos no Mercado Bitcoin.

Bernard Pedra: Bernard é estudante de blockchain e criptografia digital e entusiasta do mercado desde 2019 com experiência prática no campo de tokens-não-fungíveis (NFT). Atualmente integra a equipe de analistas de criptoativos no Mercado Bitcoin.