Nas últimas 24 horas, a maior pool de mineração de Bitcoin (BTC), Foundry USA, minerou um em cada três (34%) de todos os blocos da rede no período. Isso aconteceu após observadores identificarem um “minerador desconhecido” ganhando força — chegando a minerar um em cada cinco (20%) blocos.
A mineração de bitcoin ocorre conforme computadores conectados à rede tentam adivinhar uma série de caracteres válidos, de forma totalmente aleatória, tentando milhares de combinações em sequência e competindo com outros computadores para ver quem consegue encontrar a combinação correta primeiro.
Essa combinação é chamada de hash e é a chave para descobrir um novo bloco de Bitcoin que possui novas unidades da moeda, pagando a recompensa ao minerador dono do computador vencedor da rodada. A recompensa atual é de 6,25 BTC, mas ela diminui a cada 210 mil blocos descobertos (ou a cada quatro anos).
Entenda o que é o halving: Falta um ano para o evento que pode catapultar o preço do Bitcoin
A frequência com que cada computador consegue gerar novas hashs é chamada de hashrate. E o descobrimento de blocos é, normalmente, proporcional à hashrate de cada participante, conhecidos como mineradores.
Mineradores também podem se juntar em pools de mineração, que são cooperativas de mineradores que unem seus esforços para aumentar a chance de descobrir um bloco válido e, então, dividir a recompensa proporcionalmente entre os colaboradores.
Atualmente, a maior pool de mineração de Bitcoin do mundo é a Foundry USA, que no último ano minerou cerca de um quarto (27%) de todos os blocos da rede.
A Foundry tem aumentado sua participação, hashrate e sucesso. Nas últimas 24 horas, 34% de todos os blocos válidos na blockchain foram publicados por ela, o que significa também que um terço de toda a recompensa de BTC paga à rede foi para os bolsos dos mineradores produzindo através dessa pool de mineração.
Minerador desconhecido é F2Pool, terceira maior pool de mineração
No período de 24 horas, Foundry USA minerou 53 blocos (34,19%) com 129,45 EH/s; AntPool minerou 36 blocos (23,23%); e um minerador desconhecido conseguiu descobrir 22 blocos (14,19%) com 53,73 EH/s.
Esta última entidade, identificada como “Desconhecida”, começou a ganhar relevância nos últimos dias, mas realmente ganhou força na quarta-feira (24) e chamou a atenção da comunidade. Em um determinado momento, foi observada uma participação superior a 20% — o que levantou preocupações.
No entanto, as transações de coinbase (como é chamada a transação com as novas unidades de BTC) do minerador desconhecido passaram a ser assinadas como F2Pool. F2Pool é, historicamente, uma das três maiores pools de mineração do Bitcoin.
No último ano a F2Pool minerou 7.823 blocos (14,62%) de Bitcoin. E, no momento de redação, o minerador desconhecido descobre a mesma proporção de blocos da terceira maior do mundo. O que reforça sua identificação como a pool em questão.
Além disso, o endereço de BTC utilizado para o pagamento da coinbase (“1KFHE7…DbYY“) dos últimos blocos descobertos pelo “minerador desconhecido” é o mesmo dos últimos pagamentos realizados para a F2Pool — que também vem diminuindo sua participação em hashrate na mesma velocidade que a entidade desconhecida, aumenta.
- Não perca dinheiro. No Mercado Bitcoin, você pode fazer staking de Ethereum de maneira segura e simples. Abra sua conta agora e comece a ganhar recompensas sobre seus investimentos em criptomoedas.