CZ Zhao, Binance
CHangpeng “CZ” Zhao (Foto: Reprodução)

Em meio à crise gerada pelo derretimento do token nativo da corretora FTX, o FTT, o CEO da Binance, Changpeng “CZ” Zhao, não está interessado em vender o ativo de volta para a Alameda Research, braço de mercado da FTX, preferindo despejar os tokens no mercado. 

“Eu acho que vamos ficar no livre mercado”, disse ele em um tweet na segunda-feira (7), enquanto respondia a uma pergunta sobre uma potencial revenda. A CEO da Alameda, Caroline Elison, ofereceu publicamente  um valor para comprar todo o FTT que a Binance está lançando por US$ 22 por ativo, para limitar o impacto da liquidação no mercado. 

Publicidade

No entanto, a resposta de CZ sinaliza que a Binance provavelmente seguirá seu plano original de vender lentamente os tokens da exchange rival ao longo dos próximos meses no mercado aberto, em vez de no balcão.

A saída total da Binance do FTT é, de acordo com CZ, uma resposta a “revelações recentes que vieram à tona” sobre a FTX, que para ele tem feito lobby “contra outros players da indústria pelas costas.”

A linguagem desconfiada do bilionário teve um grande efeito no mercado: além de mandar o valor do token FTX para baixo em 10%, também estimulou retiradas em massa de criptomoedas da FTX sobre o que parece ser um pânico dos clientes quanto ao estado de seus fundos.

Acontece que a Binance aparentemente experimentou entradas líquidas aproximadamente equivalentes nas últimas 24 horas, de acordo com dados da Nansen. 

Publicidade

O CEO da FTX, Sam Bankman Fried (SBF), afirmou no Twitter na sexta-feira que “um concorrente” estava perseguindo sua exchange com “falsos rumores.”

“A FTX tem o suficiente para cobrir todas as participações dos clientes”, afirmou. “Estamos processando todas as retiradas e continuaremos a fazer isso.”

Alguns acreditam que o anúncio da CZ no domingo foi orquestrado para provocar pânico em torno da FTX em um momento no qual o sentimento público em torno de SBF era relativamente baixo e quando rumores sobre a desorganização das finanças da empresa irmã Alameda Research estavam se espalhando.

No entanto, CZ nega que o anúncio de sua empresa tenha sido parte de qualquer tipo de “conspiração” contra a FTX, ou que ele esteja em uma “briga” com seu CEO.

“Desculpe desapontar vocês, mas eu gasto minha energia construindo, não lutando”,  ele comentou na segunda-feira. “Sugiro que outros façam o mesmo.”

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Procurando uma corretora segura que não congele seus saques? No Mercado Bitcoin, você tem segurança e controle sobre seus ativos. Faça como nossos 3,8 milhões de clientes e abra já sua conta!

VOCÊ PODE GOSTAR
Ilustração do mascote do jogo Hamster Kombat do Telegram pulando entre moedas

Airdrop do Hamster Kombat acontece hoje; veja horário e onde negociar

A equipe do jogo mais popular do Telegram irá distribuir 60 bilhões de tokens HMSTR na manhã de quinta (26)
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
Kamala Harris, vice-presidente dos EUA

Kamala Harris promete manter os EUA “dominantes” em blockchain

A candidata democrata à presidência falou sobre blockchain em um discurso público na quarta-feira
hamster kombat jogo telegram

Faltam poucos dias para o airdrop do Hamster Kombat; veja como se preparar

Evento que promete ser o maior airdrop da história das criptomoedas vai distribuir 60 bilhões de tokens HMSTR na quinta-feira (26)