Imagem da matéria: China Classifica Bitcoin como 13º Melhor Blockchain; Ethereum é o Primeiro
(Foto: Shutterstock)

A China foi o primeiro governo do mundo a fornecer índices de criptomoedas. Ontem (17), o Centro de Desenvolvimento da Indústria da Informação da China (CCID), uma unidade de pesquisa do ministério industrial do país, lançou oficialmente seu índice de avaliações mensais de 28 criptoativos e seus respectivos blockchains.

O CCID disse que o índice é baseado em três critérios, tecnologia, aplicação e inovação, mas não publicou sua metodologia.

Publicidade

Ethereum é a criptomoeda mais bem classificada na primeira edição de suas classificações, enquanto o bitcoin só chegou em 13º lugar.

O Top 5 é composto por Ethereum, Steem, Lisk, NEO e Komodo, todos os quais utilizam contratos inteligentes para processar de forma eficiente e segura as informações de maneira descentralizada. O Top 15 pode ser conferido abaixo.

Fonte: twitter.com/cnledger

Segundo a Quartz, Eric Zhao, engenheiro da Academia de Ciências da China, com sede em Xangai, que opera a conta Twitter do CNLedger, disse que não levará muito a sério as classificações oficiais porque “a maioria dos especialistas não acompanha o mercado de criptomoedas tempo o suficiente para compreender alguns dos traços da tecnologia e da comunidade”.

Ele acrescentou: “Acredito que, pelo menos, é um sinal de que as autoridades estão começando a tratar projetos cripto mais como um esforço neutro em direção a melhores tecnologias e inovações, em vez de apenas desafiar o poder e a autoridade dos bancos e do governo”.

Publicidade

Expectativas

O CCID anunciou a iniciativa na semana passada, citando a falta de uma análise independente de criptomoedas e blockchain como um guia para governos, empresas e institutos de pesquisa em todo o mundo.

Até o momento a unica coisa parecida era fornecida pela Weiss Ratings nos EUA, porém, são avaliações mais focadas para investimentos.

De acordo com a CCN, a maioria da comunidade de criptomoeda esperava que o governo chinês classificasse redes e protocolos de blockchain privados que pudessem auxiliar o governo na vigilância ou no monitoramento de transações.

Apesar disso, os analistas afirmaram que o governo chinês ignorou o longo histórico, o hashrate, o poder de computação e a dificuldade acumulada das principais redes blockchain, como o bitcoin, e priorizou as redes blockchain de próxima geração, como as focadas em contratos inteligentes.

Publicidade

 

BitcoinTrade

Comprar e vender Bitcoin e Ethereum ficou muito mais fácil. A BitcoinTrade é a plataforma mais segura e rápida do Brasil. Além disso, é a única com a certificação de segurança PCI Compliance. Acesse agora ou baixe nosso aplicativo para iOs ou Android: https://www.bitcointrade.com.br/

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de bitcoin e letras ETF

Banco mais antigo dos EUA quer oferecer custódia de Bitcoin para ETFs

O BNY Mellon estuda desde 2022 uma técnica para criar uma infraestrutura de custódia de criptomoedas
moeda de bitcoin em desenho de foguete decolando

Analista notório “antecipa” desempenho do Bitcoin no curto e médio prazo 

Para o analista, atual momento do mercado cripto exige “otimismo cauteloso”
Análise: Bitcoins minerados em 2009 provavelmente não são de Satoshi Nakamoto

Carteiras de Bitcoin da ‘era Satoshi’ movimentam R$ 86 milhões após 15 anos

Dados de blockchain mostram que os 250 BTCs movidos nesta sexta-feira foram recebidos como recompensa de mineração em 2009
Moedas de ethereum e bitcoin

Correlação entre Bitcoin e Ethereum cai para o menor nível desde abril de 2021; entenda

Números sinalizam uma queda na demanda dos investidores pela segunda maior criptomoeda do mercado, disseram analistas.