Imagem da matéria: Europa quer monitorar DeFi em tempo real no Ethereum
(Foto: Shutterstock)

A União Europeia (UE) está de olho no mercado DeFi (Finanças Descentralizadas, na sigla em inglês).

A Comissão Europeia, o braço executivo da UE que propõe e aplica a legislação, apresentou um projeto para monitorar em tempo real o mundo das finanças descentralizadas analisando os dados da rede Ethereum.

Publicidade

De acordo com um documento divulgado pela Comissão na semana passada, a ideia é “desenvolver, implantar e testar uma solução tecnológica para supervisão incorporada da atividade financeira descentralizada (DeFi)”.

O texto diz que o projeto piloto se concentraria principalmente na “coleta automatizada de dados de supervisão” da blockchain Ethereum. O objetivo é desenvolver uma ferramenta que possa rastrear as negociação em aplicativos DeFi em tempo real, presumivelmente como forma de avaliar melhor a necessidade de medidas regulatórias.

Se a UE for capaz de obter os dados de que precisa diretamente dos dados públicos da blockchain, isso poderá reduzir a carga de reportes dos participantes do mercado, twittou hoje o diretor de políticas europeias da Circle, Patrick Hansen.

“DeFi” é o nome dado a aplicativos no mundo das criptomoedas que desejam substituir bancos e outros serviços financeiros, automatizando-os e eliminando intermediários.

Alguns desses aplicativos são experimentais, propensos a hacks, mas muito populares: parte do motivo da corrida aos criptoativos de 2020 foi o interesse no aumento desse mercado – e os investidores conectando bilhões a esses aplicativos. A maioria dos aplicativos DeFi são construídos sobre o blockchain da Ethereum.

Publicidade

Os aplicativos de acesso incluem Uniswap, uma exchange descentralizada – ou “DEX” – que permite que qualquer pessoa troque tokens de cripto sem fornecer nenhuma informação de identificação pessoal a um intermediário. Reguladores e legisladores em todo o mundo estão cada vez mais preocupados com o fato de tais ferramentas estarem sendo usadas para contornar as leis e obrigações fiscais existentes.

A UE está acompanhando de perto o mundo das criptomoedas. Em junho, o bloco lançou novas regras para combater a lavagem de dinheiro por meio de provedores de serviços de criptoativos.

Nesta segunda, uma nova legislação de criptoativos foi aprovada no Parlamento Europeu, após dois anos de debate, com o objetivo de abrir caminho para a regulamentação de ativos digitais em toda a Europa. Ela enfrentará uma nova votação em outubro.

O valor estimado do projeto é de € 250 mil (US$ 242.167), acrescenta o documento da Comissão.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

O MB oferece taxas regressivas de negociação e estratégia de investimento de acordo com o seu perfil. Junte-se à maior Exchange da América Latina e negocie mais de 200 ativos digitais, como tokens, renda fixa digital e criptomoedas. Abra a sua conta gratuita!