Imagem da matéria: Empresa estatal da Argentina usa gás de poços de petróleo para minerar criptomoedas
Deserto de Vaca Muerta, na Argentina (Foto: Shutterstock)

A companhia petrolífera estatal da Argentina, YPF, anunciou que já está em funcionamento um projeto no qual o gás de poços recém feitos está sendo usado para mineração de criptomoedas. A operação foi detalhada em reportagem da agência estatal de notícias Telám, conforme relatado pelo portal local Argenports.

Segundo Martín Mandarano, CEO da YPF Luz, o gás que sai de um poço recém furado é em geral desperdiçado. O projeto então faz com que a empresa de mineração monte uma pequena operação ao lado do ponto de energia gerado e pague pela eletricidade que, antes disso, estava sendo desperdiçada.

Publicidade

O executivo contou que o projeto está ocorrendo faz três meses na área de Loma Campana, no deserto Vaca Muerta, no sul da Argentina. Essa primeira experiência tem sido com fornecimento de 1 megawatt, ao mesmo tempo em já se está preparando um novo ponto de fornecimento de 8 megawatts.

“Começamos a desenvolver este piloto de geração para mineração de criptomoedas com uma visão de sustentabilidade e negócios a partir do gás natural queimado, que não pode ser utilizado no momento da exploração e no início da produção de um campo de petróleo”, disse Mandarano.

O executivo explicou que quando o poço está em um estágio inicial, esse gás acaba sendo queimado. Depois de um tempo, já é possível encaná-lo e enviar por um gasoduto para produção de energia em larga escala.

Por isso a operação com a empresa de mineração, que não teve o nome revelado, é feita para ser móvel. O equipamento é montado perto do poço para aproveitar o gás até o momento em que ele pode passar a ser encanado. Depois, as rigs são levadas para outro ponto, onde uma nova fonte será aberta.

Publicidade

“Assim que o poço estiver concluído e o óleo e gás já estiverem em produção, os equipamentos de geração e mineração serão removidos para outro poço no início do desenvolvimento, por se tratar de um equipamento modular e de fácil transporte”, afirmou o executivo.

Segundo Mandarano, a empresa está levando a demanda para onde tem oferta: “Normalmente a oferta está em outro lugar a centenas ou milhares de quilômetros de distância, para o qual é necessário construir uma transmissão que é justamente um dos problemas de infraestrutura”.

Maior Exchange da América Latina, no MB você negocia tokens, DeFi, renda fixa digital, NFTs e, claro, criptomoedas. E tudo no painel de negociação mais seguro do mercado. Abra sua conta gratuita!

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: Correlação entre criptomoedas e ações é a maior desde 2022 após corte de juros nos EUA

Correlação entre criptomoedas e ações é a maior desde 2022 após corte de juros nos EUA

Há dois anos que as criptomoedas e a bolsa de ações dos EUA não tinham desempenhos tão próximos com fatores macroeconômicos guiando os preços
Nubank escritório

Nu Asset lança NBOV11, 1º ETF do mercado indexado ao Ibovespa B3 BR+

O ETF será composto por 86 ações que compõem o Ibovespa B3 e mais 5 BDRs de empresas brasileiras listadas no exterior
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
Imagem da matéria: Hackers alegam ter obtido dados de 12 milhões de clientes da Binance; corretora nega

Hackers alegam ter obtido dados de 12 milhões de clientes da Binance; corretora nega

Uma publicação viral na dark web que alega um suposto vazamento de dados de quase 12,8 milhões de clientes da Binance é falsa, segundo a própria exchange