Imagem da matéria: Resumo da semana cripto: Bitcoin e Ethereum afundam na sexta-feira louca do Fed
Foto: Shutterstock

O mercado de criptomoedas estava tendo uma semana sem intercorrências – até sexta-feira, quando o Bitcoin, a principal criptomoeda do mundo, caiu 4% no espaço de 24 horas.

A queda dos preços foi desencadeada pelas observações do presidente do Federal Reserve (FED), Jay Powell, em Jackson Hole, de que o FED continuará aumentando as taxas de juros enquanto for necessário para combater a inflação. Os comentários também fizeram o mercado de ações cambalear, não foram apenas os criptoativos que sofreram.

Publicidade

Para começar o fim de semana, todas as 10 principais criptomoedas por valor de mercado acumularam perda líquida nos últimos sete dias, com exceção Cardano (ADA), que está antecipando um hard fork no próximo mês. Bitcoin (BTC) caiu 5% na semana passada, Ethereum (ETH) caiu 6%, Solana (SOL) caiu 10%, Dogecoin (DOGE) 8%.

Os apoiadores do Ethereum ainda têm grandes esperanças de que o próximo evento de fusão bombeie o ETH. Mas nesta semana, o número de depósitos semanais de ETH enviados para staking na Beacon Chain atingiu o menor nível histórico, conforme dados da Dune Analytics.

A Beacon Chain é um ledger Ethereum que coordena a rede de stakers Ethereum. Ele está sendo executado em paralelo com a rede principal da Ethereum desde seu lançamento em 2020. Quando a Ethereum concluir sua próxima grande reformulação da rede no próximo mês, apelidada de “fusão”, a rede principal será mesclada com a Beacon Chain para tornar o Ethereum uma rede inteiramente proof of stake (PoS).

Assim que o Ethereum fizer a transição para um protocolo de consenso de prova de participação, a rede promete ser mais rápida, mais barata, mais escalável e 99% mais verde.

Publicidade

As maiores notícias de criptomoedas da semana


A inércia geral nos mercados esta semana se refletiu no ciclo de notícias; foi uma semana de notícias bastante lenta no que diz respeito à adoção ou regulamentação de criptomoedas.

O Tesouro australiano disse em comunicado na segunda-feira que tem um plano abrangente para estabelecer uma estrutura regulatória de criptomoedas com base em pesquisas de mercado que afirma ser melhor do que “em qualquer outro lugar do mundo”.

A Austrália começará com o trabalho de “mapeamento de tokens” este ano, que diz que “ajudará a identificar como os ativos criptográficos e serviços relacionados devem ser regulamentados”. Após as preliminares, o Tesouro diz que terá um “prazo para mudanças na legislação e nos regulamentos”. O Tesouro australiano também disse que lançará “em breve” um documento de consulta pública sobre mapeamento de tokens.

Na terça-feira, o CEO da Coinbase, Brian Armstrong, confessou à CNBC que a empresa ainda está sentindo os efeitos do inverno cripto. A Coinbase demitiu 18% de sua equipe no início deste ano e cortará custos em um esforço para planejar um mercado em baixa que dure de 12 a 18 meses ou mais.

Publicidade

“Estamos investindo muito hoje em receita de assinatura e serviços”, disse Armstrong, porque “gostaria de chegar a um lugar onde mais de 50% de nossa receita seja de assinatura e serviços”.

De acordo com Armstrong, 18% da receita atual da Coinbase vem de assinaturas e serviços. Atualmente, a Coinbase oferece o Coinbase Cloud, um conjunto de serviços de desenvolvimento de produtos blockchain, e o Coinbase One, um serviço que oferece suporte ao cliente de alto nível e outros benefícios.

Enquanto isso, os investidores americanos que esperam por um fundo negociado em bolsa (ETF) Bitcoin aprovado pela SEC terão que esperar um pouco mais depois que a decisão sobre o pedido de ETF Bitcoin da VanEck foi adiada novamente por outro período de 45 dias. Isso significa que a agência tem até 11 de outubro para “aprovar ou desaprovar, ou instaurar procedimentos para determinar se deve desaprovar a mudança de regra proposta”.

Finalmente, recebemos uma atualização sobre a data de fusão do Ethereum – e é potencialmente ainda mais cedo do que o esperado anteriormente. De acordo com um post de quarta-feira da Ethereum Foundation, a revisão da rede agora será totalmente concluída entre 10 e 20 de setembro. Os principais desenvolvedores da Ethereum no Twitter foram ainda mais específicos: em ou perto de 15 de setembro.

Depois de oito anos de espera, isso está realmente logo ali na esquina.

*Traduzido com autorização do Decrypt.co.

Quer negociar mais de 200 ativos digitais na maior exchange da América Latina? Conheça o Mercado Bitcoin! Com 3,8 milhões de clientes, a plataforma do MB já movimentou mais de R$ 50 bilhões em trade in. Crie sua conta grátis!

Publicidade