Golpe
Shutterstock

A PeckShield, empresa especializada em análise de dados e segurança de blockchain, afirmou na noite de terça-feira (19) em um post no Twitter que detectou indícios de golpe em dois protocolos de Finanças Descentralizadas (DeFi), Raccoon Network ($RAC) e Freedom Protocol ($FREE), seguindo dados on-chain no blockchain da Binance (BscScan).

Conforme descrito na publicação, a PeckShield diz que “os golpistas já desviaram mais de US$ 20 milhões em BUSD” — sigla da stablecoin Binance Dolar. No tweet, a PeckShield divulgou dois endereços de carteiras da rede Binance Smart Chain e um print das transações.

Publicidade

Publicações no Twitter revelam que os dois protocolos têm negócios em comum em andamento, como um investimento da Freedom no sistema da Raccoon, supostamente focado em projetos Metaverso e Web3. No site do Freedom Protocol, a empresa afirma fornecer em staking um rendimento anual de “183.395,2%”.

A oferta e as transferências milionárias para outras carteiras sugerem que os investidores dos tokens $RAC e $FREE podem estar correndo risco de ficar em um sistema sem liquidez, ou até mesmo de caírem em um golpe conhecido como ‘rug pull’ (puxada de tapete), que é quando os criadores de um projeto limpam a conta de um protocolo DeFi e somem das redes sociais.

Esse tipo de golpe ainda ocorre com frequência, apesar dos inúmeros relatos de vítimas desse ato fraudulento nos últimos dois anos. Em 2021, por exemplo, o mercado de NFTs gerou US$ 25 bilhões em vendas, levando o setor ao mainstream e, por consequência disso, vários hackers aproveitaram o momento para lançar novos golpes que pegam principalmente os iniciantes do setor cripto.

Ambos projetos não refutaram as afirmações da PeckShield até o fechamento deste texto, mesmo a empresa ter marcado seus perfis no tweet. As últimas publicações na rede social, tanto da Freedom quanto da Raaccon, foram feitas no último domingo (17).

VOCÊ PODE GOSTAR
Imagem da matéria: 34% dos jovens investidores entrevistados pela Rico possuem criptomoedas em suas carteiras

34% dos jovens investidores entrevistados pela Rico possuem criptomoedas em suas carteiras

Levantamento da Rico mostra que, junto com poupança, renda fixa e ações, as criptomoedas estão entre os principais investimentos dos jovens
hamster kombat

Hamster Kombat (HMSTR) estreia no mercado em queda de 11%

O token HMSTR do jogo cripto mais popular do Telegram foi distribuído hoje em um evento de airdrop para 131 milhões de jogadores
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
várias criptomoedas stablecoins sob uma mesa

Ex-executivos da Coinbase lançam corretora focada em stablecoins

A exchange está “aproveitando o poder das stablecoins para facilitar soluções eficientes de liquidez e liquidação”, disse Vishal Gupta, CEO da TrueX