Nesta terça-feira (7), o PayPal anunciou que usuários de criptomoedas agora podem movimentar fundos fora de sua plataforma — um recurso muito aguardado que tornará a oferta da empresa ainda mais similar a outros populares serviços cripto.
“A partir de hoje, o PayPal apoia a transferência nativa de criptomoedas entre o PayPal e outras carteiras e corretoras”, afirmou a gigante empresa financeira em um comunicado.
A possibilidade de realizar transferências externas na plataforma cripto do PayPal (imagem abaixo) está disponível para usuários a partir desta terça-feira e estará liberada para usuários americanos na próxima semana ou quinzena.
O PayPal havia lançado sua oferta cripto no fim de 2020, permitindo que usuários comprassem, vendessem e armazenassem quatro criptomoedas — bitcoin (BTC), ether (ETH), bitcoin cash (BCH) e litecoin (LTC) —, mas não que movimentassem os fundos para locais externos, como as carteiras MetaMask, Coinbase ou carteiras de hardware.
O fato de usuários poderem fazer isso é significativo, pois o PayPal, que também é dono do popular aplicativo Venmo, é usado por centenas de milhões de pessoas ao redor do mundo e está sendo cada vez mais usado por comerciantes como uma plataforma de pagamentos.
Sem pé no freio
Também é importante notar que o PayPal não está desacelerando seus ambiciosos planos cripto apesar de uma queda financeira que fez o preço de sua ação despencar nos últimos meses.
Em entrevista ao Decrypt, um executivo do PayPal está pensando no futuro quando o assunto é seguir uma estratégia cripto.
“O principal motivo pelo qual estamos envolvidos com cripto é porque acreditamos que uma parte significativa do comércio irá migrar para moedas digitais”, explicou Jose Fernandez da Ponte, vice-presidente sênior do setor blockchain e cripto da empresa.
Fernandez da Ponte acrescentou que esse é um grande motivo pelo qual a empresa não cobra transações cripto — seus planos cripto giram em torno do comércio, e não em operações como uma exchange.
Ele também notou que o PayPal é otimista em relação à adesão de stablecoins e moedas de bancos centrais (ou CBDCs) por mais países — um acontecimento que irá favorecer o modelo de negócios da empresa.
Além do inverno
Ainda não se sabe qual é a contribuição total de cripto ao PayPal, principalmente porque a empresa não revela quantas pessoas estão usando seu serviço de bitcoin e ether.
Se nomes como Coinbase e Robinhood — duas empresas com grandes negócios cripto — são comparativos, o volume de transações cripto no PayPal provavelmente deve ter caído drasticamente por conta da recente queda do mercado.
Fernandez da Ponte afirma não se incomodar com isso.
“Existe muita discussão sobre o inverno cripto, mas é importante pensar além disso”, explicou. “A tendência macro [da ampla adesão cripto] não foi abalada.”
*Traduzido por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.