Alguns jogadores de Axie Infinity descobriram um bug dentro do jogo que pode ser explorado para ganhar partidas contra outros competidores sem precisar confrontá-los diretamente.
O perfil oficial do Axie Infinity no Twitter confirmou nesta quarta-feira (9) que a equipe tem conhecimento desse problema, mas não entrou em detalhes sobre como o bug está sendo explorado.
A mensagem, no entanto, deixa claro que é possível identificar quais usuários estão utilizando a trapaça para ganhar as partidas e, dessa forma, faturar mais criptomoedas. Esses jogadores correm o risco de serem banidos e ter seus NFTs bloqueados para que não possam mais ser utilizados no Axie Infinity, pelo menos até que o bug seja eliminado.
“Confirmamos relatos de um problema no jogo. Este bug está sendo abusado de uma maneira específica que permite que os trapaceiros ganhem o jogo. Esse tipo de abuso é distinto e podemos detectá-lo. Aqueles que exploram o bug violam nossos termos de serviço e revisaremos cada caso”, diz o tuíte.
De acordo com a mensagem da Sky Mavis, produtora que controla o jogo, o bug ainda está ativo no jogo, mas deve ser corrigido ao longo das próximas 24 horas com uma atualização que será implementada “para evitar a exploração”.
Essa solução é temporária e vai servir apenas para impedir os Axies — personagens do jogo em forma de NFT — identificados com o bug de entrar nas filas que organizam quem vai batalhar com quem no modo arena (PvP). “Resolveremos o problema durante o próximo lançamento de cliente, e esses Axies poderão lutar na arena novamente”, concluiu a equipe do jogo.
Trapaças no Axie Infinity
Lidar com usuários que descobrem formas de trapacear para sair na frente de outros jogadores nas batalhas tem sido um desafio recorrente para a equipe do Axie Infinity — seja por bugs dentro do próprio jogo como visto nessa semana, ou esquemas fraudulentos que surgem na comunidade.
No começo do ano, se tornou popular o “win-trading” no Axie Infinity, um esquema no qual um jogador é cooptado a deixar o seu adversário ganhar a partida sem sequer precisar batalhar.
Na prática, dois jogadores de níveis semelhantes tentam sincronizar o momento em que vão iniciar o jogo para aumentar as chances de caírem na mesma batalha. Uma vez pareados juntos, uma das partes desiste da partida e entrega de mão beijada a vitória ao oponente, ajudando-o assim a aumentar o seu MMR (Matchmaking Rating).
O MMR mede o nível de habilidade do jogador: sobe quando ele ganha e diminui quando perde. Esse nível é importante porque aqueles que ganham mais batalhas sobem no ranking global e, quanto maior a colocação, maior a recompensa no final da temporada.
A prática era popular dentro das guildas de jogadores, as populares “escolinhas” que alugam Axies para outras pessoas jogarem sob a condição de dividir os lucros.
O evento que fez a Sky Mavis agir para colocar um fim no “win-trading” foi quando um streamer famoso na comunidade ganhou de forma instantânea três partidas após cair em batalhas com colegas da sua guilda. Tudo foi transmitido ao vivo no Facebook e, durante a live, o jogador tentava obter a primeira colocação no ranking do Axie Infinity.
A estratégia fraudulenta não foi um caso isolado e estava se tornando um padrão contínuo de jogadores profissionais que usavam sua influência para pressionar os colegas a entregar as partidas.