Na quinta-feira (10), Shaktikanta Das, presidente do Reserve Bank of India (ou RBI, na sigla em inglês), disse que criptomoedas privadas são “uma grande ameaça à nossa estabilidade macroeconômica e financeira”.
Das acrescentou que investidores em criptomoedas devem “ter em mente que criptomoedas não têm valor implícito – nem mesmo uma tulipa”.
Os comentários do presidente acontecem uma semana depois de a ministra das Finanças do país Nirmala Sitharaman anunciar um imposto de 30% sobre receitas de criptomoedas, sem isenção ou dedução.
Segundo a nova legislação, investidores que enviam suas declarações fiscais não poderão declarar prejuízos por conta de quedas de preço ou roubo para compensar impostos sobre seus lucros.
Os planos da Índia em lançar uma CBDC
Sitharaman também anunciou que o RBI irá apresentar uma moeda digital emitida por banco central (ou CBDC) desenvolvida em blockchain, que terá a forma de uma rúpia digital, no próximo ano-exercício.
Esta semana, Das reafirmou o comprometimento do RBI à rúpia digital, mas falhou em fornecer mais detalhes de quando o lançamento irá acontecer.
“Estamos tendo progresso com CBDCs após uma avaliação cuidadosa e cautelosa porque existem riscos”, disse. “O maior risco é o da cibersegurança e a possibilidade de falsificação. Devemos evitá-lo completamente.”
Em 2018, o RBI havia emitido uma proibição para bancos que lidavam com criptomoedas. Em março de 2021, a proibição foi suspensa pelo Supremo Tribunal local, mas o RBI insistiu que ainda tem muitas preocupações relacionadas a cripto.
Das sempre teve uma opinião cética sobre criptomoedas, descrevendo-as, em 2021, como uma “grande” preocupação que pode impactar a estabilidade financeira do país.
*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.