Imagem da matéria: Vídeo: Vítima rouba celular de motoboy que estava prestes a aplicar golpe de empréstimo
Foto: Shutterstock

Paulo Gonçalves narrou no Twitter como foi capaz de escapar de um golpista que tentava fazer um empréstimo no Itaú em seu nome. O golpe é complexo e envolve diferentes etapas, mas a experiência de Gonçalves ilustra bem como a fraude funciona.

Primeiro, a vítima recebe a ligação de uma floricultura dizendo que vai receber um presente em sua casa de um remetente oculto. Em seguida, o motoboy responsável pela entrega pede que a pessoa tire um selfie para confirmar a entrega.

Publicidade

No entanto, a entrega não passa de uma farsa para o golpista conseguir o reconhecimento facial da vítima no aplicativo do banco, a etapa final para concluir o empréstimo em seu nome.

O que o motoboy não esperava era que a vítima que ele tentava enganar dessa vez reagisse, roubando o seu celular e posteriormente, denunciando todo o esquema para as autoridades.

Conforme é possível ver no vídeo gravado por Gonçalves, no momento que o motoboy lhe entregou o celular para fazer o selfie, ele saiu correndo com o aparelho. (vídeo abaixo)

Além de pegar o celular do golpista, no vídeo ele também foi capaz de gravar a placa da moto. Em seguida ele foi para a delegacia entregar o aparelho e as informações obtidas.

Publicidade

Na foto do celular que ele divulgou, é possível ver que o motoboy colocou uma fita para esconder a parte da tela que mostrava o logo do Itaú.

Celular do golpista roubado pela vítima (Foto: Twitter/@paulorgoncalves)

“O celular é do cara mesmo, tinha muita conversa no WhatsApp que o policial mostrou, já pegarem IMEI, sabem o nome dele e tudo. Tudo é de São Paulo, o número dos outros golpistas, o dele e onde a moto está registrada. Acho que ele dançou muito”, escreveu a vítima.

Escapando do golpe

Gonçalves explicou no Twitter que já conhecia esse tipo de golpe e que mais cedo naquele mesmo dia, suspeitou que seria a próxima vítima.

“Cheirinho que vou receber o golpe do motoboy. Dois bancos consultaram meu score no Serasa hoje e uma floricultura inexistente disse que vão me entregar um presente. Se pedir para tirar foto de comprovação da entrega, encaixa no passo a passo do golpe”, escreveu ele na sexta-feira (4), confirmando uma hora depois que sua suposição era verdadeira.

Publicidade

Ele recomendou no Twitter que para evitar ser vítima desse tipo de golpe, as pessoas devem ter cuidado com os seus dados pessoais e nunca permitir que qualquer um tire foto do seu rosto sem deixar claro a finalidade disso.

Gonçalves não deixou de pontuar que os próprios bancos têm uma parcela de culpa por permitir que esse tipo de golpe seja possível.

“Se o banco Itaú e a Certisign fizessem o seu trabalho corretamente, o golpe de engenharia social de hoje não existiria. O Itaú usa o Certisign para tirar a selfie, logo a Certisign deveria encher a tela de selfie de marca d’água”, sugeriu.

VOCÊ PODE GOSTAR
celular com logo da circle usd coin USDC com grafico ao fundo

Circle integra USDC aos sistemas de pagamento do Brasil

A Circle agora suporta transferências bancárias locais via Pix
ilustração mostra vários gráficos DeFi

Mercados DeFi podem se recuperar com corte de juros pelo Fed, diz Bernstein

Para os analistas da empresa de pesquisa, os rendimentos das finanças descentralizadas podem se recuperar com corte de pelo menos 25 pontos percentuais
homem segura com duas mãos uma piramide de dinheiro

Pirâmides financeiras continuam sendo crime mais reportado pela CVM às autoridades

Esquemas de pirâmide são crimes contra a economia popular e estelionato, previstos no artigo 171 do Código Penal
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador