Imagem da matéria: Ministro das Comunicações de Bolsonaro entra na onda do metaverso: "Estou estudando"
Ministro Fábrio Faria empalestra sobre 5G. Imagem: Reprodução

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, palestrou sobre o Metaverso durante participação no Interactive Retail Trends, evento realizado pela Gouvêa Experience na terça-feira (01) em São Paulo. Para o ministro, é importante que as empresas de adaptem logo para essa nova tecnologia que ele afirmou ter estudado muito.

Segundo a organização, o evento foi criado para serem debatidos os principais aprendizados obtidos durante a NRF 2022, feira do varejo que ocorreu em meados de janeiro em Nova York. Faria ficou com o painel sobre o futuro do varejo brasileiro com o 5G.

Publicidade

Ao postar no Instagram um vídeo da sua participação, o ministro escreveu: “Você sabe o que é o metaverso? O ambiente virtual está cada vez mais próximo da nossa realidade. É a evolução da era da internet”.

Em um trecho do vídeo, o ministro de Jair Bolsonaro se mostrou otimista com a tecnologia blockchain. “Acredito que o varejo todo estará no em pouco tempo. É algo que eu tenho estudado muito porque é difícil de compreender”, disse ele, acrescentando que os jovens têm mais facilidade para assimilar as tecnologias emergentes.

Segundo Faria, uma pessoa na idade dele (ele tem 44 anos) tem mais dificuldade para aprender as novas tecnologias. Sobre isso ele comentou:

“Nosso cérebro por muito tempo funcionou de maneira análogica; as pessoas mais novas já funcionam de maneira digital”, disse Faria falando sobre capacitação. “Nós temos que capacitar esse novo momento que vai chegar com NFT e Blockchain”, ressaltou.

Publicidade

Para explicar o metaverso, o ministro deu como exemplo as obras de arte, cujo valor é dado pela sociedade, e que no metaverso não é diferente. “No metaverso tudo é autêntico e tudo tem uma propriedade”, disse. Como exemplo, ele citou o cantor de hip hop Snoop Dogg que recentemente comprou um terreno virtual.

Acerca do varejo, ele concluiu que “é importante que as empresas se adaptem logo para essa nova tecnologia, nesse novo modelo de negócio”. Neste caso, ele usou como exemplo uma loja virtual do Walmart dentro do metaverso. Como exemplo, ele citou a loja do Walmart dentro de uma plataforma metaverso.

O Ministério das Comunicações publicou nota sobre a palestra de Faria em suas contas nas redes sociais, com destaque para a chamada no Twitter: “O Brasil preparado para uma nova era no varejo!”.