Imagem da matéria: Bitcoin nasceu para descentralizar, mas já criou sua elite de 1%, diz filósofo de esquerda Slavoj Zizek
Filósofo esloveno Slavoz Zizek (Foto: Shutterstock)

O filósofo esloveno Slavoj Zizek, um dos principais intelectuais da esquerda na atualidade, falou sobre Bitcoin e NFT em um artigo publicado pelo portal RT, veículo de comunicação do governo russo.

Zizek afirma que a criptomoeda é alvo de um paradoxo: nasce para descentralizar, mas a sua prática fomenta a centralização.

Publicidade

Em seu texto, o filósofo afirma que quer evitar os dois extremos: nem louvar o Bitcoin e os NFTs como algo que dá uma nova liberdade, mas também não olhar apenas como a “última loucura especulativa do capitalismo”.

A contradição que Zizek vê é que a exigência de força computacional bruta para viabilizar o Bitcoin acabou por formar uma elite, os 1% do ecossistema, que em sua visão dominam e manipulam o sistema.

“A potencial ideia progressista do Bitcoin como uma ideia global e independente de aparatos estatais se concretiza de uma forma que mina as suas próprias premissas”, diz.

Professor nas Universidade de Liubliana (Eslovênia) e Nova York, Zizek vai um pouco mais fundo ao usar ferramentas do mundo acadêmico:

Publicidade

“A chave hegeliana aqui é que, embora o Bitcoin e o NFT apareçam como anomalias do funcionamento normal do dinheiro e commodities, os dois efetivamente atualizam uma potencialidade que já está contida na própria noção de commodity e dinheiro”.

Dominância das pools

Zizek não entra em detalhes, mas parece falar sobre o fato de que as cinco maiores pools de mineração de Bitcoin são responsáveis por mais de 70% do hashrate empregado na rede.

Por ordem de tamanho, esses grupos são: Foundry USA, AntPool, F2Pool, Poolin e Binance Pool, segundo dados do site BTC.com.

VOCÊ PODE GOSTAR
moedas de Bitcoin, Solana e Ethereum emparelhadas - ao fundo gráfico de mercado

Semana cripto: Bitcoin salta com decisão do Fed, Trump lança projeto DeFi e Hamster Kombat entra na 2ª temporada

Foi uma semana incrivelmente movimentada em cripto, com Bitcoin e altcoins importantes em alta
moedas de bitcoin e letras ETF

Banco mais antigo dos EUA quer oferecer custódia de Bitcoin para ETFs

O BNY Mellon estuda desde 2022 uma técnica para criar uma infraestrutura de custódia de criptomoedas
Moeda de bitcoin sob base de martelo de juiz

CVM julga hoje Bluebenx, pirâmide com criptomoedas que deixou prejuízo de R$ 160 milhões

Relatório se concentra em oferta pública de distribuição de valores mobiliários sem a obtenção do registro no órgão regulador
Imagem da matéria: Bitcoin pode se beneficiar de possível corte de juros nos EUA nesta quarta, dizem analistas

Bitcoin pode se beneficiar de possível corte de juros nos EUA nesta quarta, dizem analistas

Analistas dão como certo o corte de juros nos EUA, mas divergem quanto à sua magnitude e aos impactos no preço do Bitcoin e no mercado de criptomoedas