logo da solana em celular
Shutterstock

A 21Shares entrou com um pedido junto à Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) para lançar o 21Shares Core Solana ETF, seguindo o movimento recente da VanEck de estrear seu próprio ETF spot de Solana.

Este ETF, projetado para rastrear o desempenho de Solana (SOL), visa fornecer uma maneira conveniente e econômica para os investidores obterem exposição ao SOL sem investimento direto, de acordo com o pedido.

Publicidade

O 21Shares Core Solana ETF será negociado na Cboe BZX Exchange, se aprovado. O objetivo do ETF é espelhar o desempenho do token nativo de Solana, SOL, ajustado para as despesas e passivos do fundo.

O SOL mantido pelo ETF será custodiado pela Coinbase Custody Trust Company, um custodiante terceirizado regulamentado. O ETF não investirá diretamente em derivativos e visa manter suas participações em SOL para corresponder ao valor de suas ações.

O patrocinador, 21Shares US LLC, supervisionará as operações do trust e garantirá que as ações do ETF sejam avaliadas diariamente com base em um índice que reflita o desempenho do SOL em dólares americanos.

Os participantes autorizados podem criar e resgatar ações depositando dinheiro no trust. O dinheiro é então usado para comprar SOL de terceiros designados, conhecidos como contrapartes de SOL, que lidarão com as transações e transferirão SOL para o custodiante do trust. Esse processo garante que as ações do ETF reflitam com precisão o valor das participações em SOL.

Publicidade

O trust planeja resgatar ações transferindo SOL para as contrapartes, que venderão o SOL e depositarão os proventos em dinheiro de volta no trust. Esse método permite que o trust gerencie seus ativos de forma eficiente enquanto fornece liquidez aos investidores.

O pedido inclui provisões que, se Solana for determinada como um título e os patrocinadores do ETF optarem por não cumprir os requisitos regulatórios adicionais, então o trust será encerrado. Isso destaca as incertezas regulatórias contínuas no mercado de criptomoedas.

“A 21Shares está entusiasmada com o potencial de um ETF nos EUA que forneça acesso ao ecossistema Solana”, disse Andrew Jacobson, VP e Chefe Jurídico da 21Shares, em uma declaração preparada compartilhada com a Decrypt. “Acreditamos que este é um passo necessário para a indústria de criptomoedas e está alinhado com nossa missão de trazer ao mercado produtos financeiros de fácil acesso centrados em ativos criptográficos.”

A introdução do proposto 21Shares Core Solana ETF marca um passo significativo na crescente tendência de envolvimento institucional no setor de criptomoedas. Este ETF, após o pedido da VanEck, sugere uma crescente confiança no potencial de Solana entre os investidores institucionais.

Publicidade

Também reflete o movimento mais amplo em direção à integração de ativos digitais em produtos financeiros tradicionais, oferecendo aos investidores opções mais diversificadas para a gestão de portfólios.

*Traduzido com autorização do Decrypt.

  • Quer ter a chance de ganhar 1 ethereum (ETH)? Abra sua conta grátis no Mercado Bitcoin e comece a negociar o quanto antes