Enquanto alguns youtubers sofrem punições do YouTube por conteúdo sobre bitcoin, outros que usam a criptomoeda para divulgar esquemas fraudulentos passam ilesos pelo filtro da plataforma.
O Portal do Bitcoin encontrou dois exemplos de canais de grande porte que fizeram propaganda para da Dreams Diggers (que mudou de nome para DD Corporation e agora virou E-Volve). Juntos, ambos contam com 1,985 milhão de seguidores.
Chefiada por Leonardo Araújo, a DD Corporation é investigada pelo Ministério Público da Bahia por suspeita de prática de pirâmide financeira. Ela fechou as portas em dezembro de 2019, deixando milhares de pessoas sem receber. A própria empresa estimava ter 300 mil clientes.
Propaganda e link para cadastro
Com 565 mil inscritos, o canal “Manual da Sabrina” tem um vídeo, datado de junho de 2019, no qual incentiva seus seguidores a conhecer a então Dreams Digger.
Na descrição do vídeo há ainda um link que mandava diretamente para a área de cadastros da plataforma. Com a saída do ar da DD Corporation, no entanto, o link agora redireciona para a página da DD Education, que continua ativa.
Em seu canal, Sabrina se descreve como empreendedora digital e oferece cursos sobre como ganhar dinheiro na internet.
Situação semelhante é a do canal “Nem Eu Sabia”, que é ainda maior – tem 1,42 milhão de inscritos – e tem Gleison Nunes como responsável.
O canal é focado em curiosidades em geral. E entre elas, também em um vídeo de junho de 2019, havia um chamado para investir em bitcoin – mais precisamente com a Dreams Digger.
A exemplo do Manual da Sabrina, o vídeo no Nem Eu Sabia também trazia em sua descrição um link para cadastro na finada plataforma da empresa, que redireciona para a DD Education.
Procurado pela reportagem, Nunes afirmou que fez uma parceria com a empresa para a produção de dois vídeos. Ele também disse que não sabia das denúncias envolvendo a DD Corporation e removeu o conteúdo do canal ‘Nem Eu Sabia’.
O canal Manual da Sabrina também foi procurado, mas não retornou até o fechamento deste texto.
‘Youtuber ostentação’ da DD
A DD Corporation também aproveita canais de afiliados e líderes, mesmo com número bem menor de seguidores, para disseminar seu negócio.
Um deles é Gabriel Rodrigues, responsável pelo canal Gabriel Rodrigues MMN no YouTube e que conta com 49,6 mil inscritos. Até novembro do ano passado, o jovem de 19 anos vinha captando possíveis clientes para a DD Corporation sob a promessa de altos rendimentos.
A propaganda é reforçada pelo alto padrão de vida ostentado por Rodrigues. Entre os vídeos, há um em que ele aparece dirigindo carros de luxo, como Porsche e BMW. Em outra cena, o divulgador da DD é filmado numa cobertura com piscina.
Também estão entre os elementos ostentados por Rodrigues viagens que fez a locais como Dubai (Emirados Árabes Unidos), Paris (França) e Berlim (Alemanha).
Blitz do YouTube contra criptos
Próximo do Natal de 2019, diversos canais de YouTube no mundo todo relataram problemas com a plataforma, com strikes sucessivos e exclusão de vídeos.
À época, de acordo com a CCN, a ação da plataforma estaria relacionada com os esforços do Google – a quem pertence o YouTube – no que se refere à entrada no setor financeiro. A “operação” seria, então, uma espécie de ataque preventivo.
Na última segunda-feira (27), o Canal Dinheiro, mantido por Marcos Eduardo Rui Costa e que também aborda o universo cripto, foi apagado pelo YouTube. Ele reativou uma outra conta que mantinha para dar continuidade ao canal, mas admite que corre risco de uma nova punição.
BitcoinTrade: Depósitos aprovados em minutos!
Cadastre-se agora! Eleita a melhor corretora do Brasil. Segurança, Liquidez e Agilidade. Não perca mais tempo, complete seu cadastro em menos de 5 minutos! Acesse: bitcointrade.com.br