Visa vai liquidar pagamentos com a stablecoin USDC através da rede Solana

Gigante de pagamentos amplia seus sistema para pagamentos com criptomoedas; Visa já tem parceria com a Crypto.com usando a blockchain do Ethereum
Imagem da matéria: Visa vai liquidar pagamentos com a stablecoin USDC através da rede Solana

Foto: Shutterstock

A gigante de pagamentos Visa anunciou nesta terça-feira (5) um programa piloto para permitir que comerciantes usem a stablecoin USDC, da Circle, através da blockchain da Solana, expandindo assim os seus serviços de criptomoedas que já utilizam o Ethereum.

Inicialmente o programa contará com dois parceiros, a Worldpay e Nuvei.

Publicidade

Em nota, a empresa de pagamentos disse que, “por meio dos pilotos em operação com emissores e credenciadores, a Visa já movimentou milhões em USDC entre seus parceiros nas redes de blockchain Solana e Ethereum para liquidar pagamentos autorizados na VisaNet”.

“[Com essa novidade] Estamos ajudando a agilizar a liquidação internacional e disponibilizando a uma forma moderna e fácil para nossos clientes enviarem ou receberem fundos da tesouraria da Visa”, disse Cuy Sheffield, head de criptoativos da Visa, reforçando que a medida busca acelerar as liquidações transfronteiriças e fornecer uma opção de pagamento em moeda estável para os clientes.

Segundo a revista Fortune, a Visa já possui uma conta dedicada na Circle, emissora da USDC, para viabilizar o envio da stablecoin, uma parceria que já era utilizada pela Crypto.com em sua operação na Austrália como forma de teste usando o Ethereum e que agora expande para outras empresas e com a rede Solana.

“Ainda que a operação de tesouraria da Visa continue testando o recebimento de fundos on-chain de vários parceiros emissores, com essas novas opções de liquidação, a Visa pode enviar fundos on-chain a credenciadoras como Worldpay e Nuvei para ajudar a reduzir os prazos de liquidação para seus estabelecimentos comerciais”, disse a Visa em nota.

A empresa ainda explicou que, em seus estudos para expandir essa capacidade de liquidação a outros clientes, percebeu uma demanda significativa e a oportunidade de usar redes de blockchain mais novas e de alto desempenho, aptas a enviar e receber stablecoins com mais rapidez e custos mais baixos, chegando então na escolha da Solana.

Publicidade

Na blockchain Solana, o tempo por bloco é de 400 milissegundos, com média de 400 transações por segundo (TPS), passando de 2.000 TPS em diferentes casos de uso em períodos de pico de demanda, de acordo com a Visa.