Horas após o ataque hacker que invadiu contas de dezenas de celebridades na tarde de quarta (15), o Twitter começou a impedir os usuários de postarem endereços de carteiras de bitcoin. O mesmo vale para links da Blockchain Explorer.
Todas as tentativas da reportagem em postar endereços aleatórios de carteiras digitais de bitcoin na rede social não funcionaram.
Outro usuário afirma que a mensagem de erro na postagem não se limita a bitcoin e engloba outras criptomoedas, como Monero e Stellar, além das stablecoins USDT e USDC. No entanto, outras moedas digitais como Ethereum, Ripple e Litecoin não têm sofrido a mesma restrição.
O Portal do Bitcoin questionou a assessoria de imprensa do Twitter no Brasil se houve alguma mudança — ainda que temporária — na plataforma para barrar esse tipo de postagem. A rede social não comentou sobre esse tipo de limitação, mas diz que todas as posições oficiais sobre o caso estão em uma thread no próprio Twitter.
A invasão ao Twitter
Na última quarta-feira (15), um problema de segurança no Twitter permitiu a invasão de dezenas de contas da rede social, atingindo pessoas de renome internacional.
Os invasores usaram as contas para arrecadar bitcoin dos seguidores das celebridades. No total, conseguiram roubar o equivalente a R$ 600 mil.
Entre os nomes de famosos que tiveram suas contas afetadas estão Elon Musk, Bill Gates, Apple e Uber. A ação parece ter sido coordenada, pois o mesmo padrão ocorreu com diversas contas com milhões de seguidores.
Esse tipo de golpe, até então, era mais comum em vídeos do YouTube. Na prática, o objetivo é o mesmo: usar o prestígio de um nome popular ou consagrado, e fazer o fã doar bitcoin na esperança de que vá receber em dobro. Contudo, após o envio os fundos ficam com os golpistas e a vítima nunca mais tem acesso acesso ao dinheiro que mandou.
Engenharia social ou sabotagem interna?
Por meio de postagem no próprio Twitter, a plataforma informa que trabalha com a hipótese de que os hackers usaram engenharia social para acessar ferramentas internas da empresa e explorar várias contas verificadas para roubar seguidores.
No entanto, um uma apuração do Motherboard, que citou fontes supostamente envolvidas no ataque, desmente essa versão. Segundo o documento, um membro do Twitter foi pago para comprometer a plataforma social.
Compre Bitcoin na Coinext
Compre Bitcoin e outras criptomoedas na corretora mais segura do Brasil. Cadastre-se e veja como é simples, acesse: https://coinext.com.br