O controverso trader de IQ Option Rodrigo Lyra, “Lyra Trader”, como se apresenta no Instagram, foi denunciado no início do mês em uma reportagem da Record TV, que mostrou como funciona seu esquema de operação de contas de terceiros para enganar o investidor leigo.
Conforme afirma a reportagem, Lyra, que vive atualmente em Portugal, capta dinheiro do investidor com a promessa de dobrar o capital através de operações em opções binárias na também controversa plataforma de negociação IQ Option — proibida inclusive pela CVM de captar clientes no Brasil.
“O senhor Rodrigo Lyra, ao captar investimentos, passava àquelas pessoas que faziam determinados aportes de que não havia quaisquer riscos”, disse na reportagem o advogado Vinicius Fernandes Villas Boas, que representa um grupo de vítimas.
Só no Tribunal de Justiça de São Paulo, Rodrigo Lyra responde a dez ações, além de processos contra duas empresas abertas por ele, uma de cursos de investimentos e outra de criptomoedas, afirma a Record TV.
Segundo o advogado de defesa de Lyra, Hugo Miranda, seu cliente foi legalmente para a Europa para estudar sobre investimentos no mercado financeiro.
“O Rodrigo foi dentro de todas as medidas legais para que essa viagem dele para estudos fosse possível, inclusive ele manteve as redes sociais dele, o contato com cliente, presta satisfações periodicamente, o que foge totalmente do perfil de um fraudador”, disse Miranda.
Um cliente que não quis se identificar na reportagem da Record, disse que Lyra sempre “postava tendo lucros bem consideráveis nas operações e com isso você vai acreditando que a pessoa é realmente bem sucedida naquilo que faz”, disse uma das vítimas de Lyra que que perdeu R$ 4 mil após acreditar que poderia ‘dobrar a banca’ em três dias.
Trader fez desdém da Record TV
Quando provocado por uma de suas vítimas sobre a reportagem da Record TV, Lyra fez desdém da denúncia. “Foda-se. Record é a minha p***”. A frase foi publicada no Instagram do youtuber e trader profissional Robson Hayashida, dono do canal ‘Japa Rico’.
Hayashid, que é denunciador ferrenho de golpes aplicados por falsos day traders de opções binárias, enviou ao Portal do Bitcoin o seguinte comentário:
“Infelizmente há pessoas como Lyra Trader que além de operar contas de terceiros sem possuir autorização da autarquia [CVM], faz promessas absurdas como de devolver a conta com o valor dobrado. Qualquer pessoa com um conhecimento básico do mercado financeiro sabe que não existe garantia de lucro em renda variável. Sinto muito pelas vítimas mas que isso sirva de alerta para que outras pessoas não caiam no mesmo tipo de golpe”.
Passado de Lyra Trader
Há cerca de dois anos, Rodrigo Lyra e o também trader Emanuel Santos, o “Cangaçeiro”, se envolveram em um controverso sorteio de carro de luxo, onde participantes cobraram a entrega do veículo, na época, uma BMW. Depois de quatro meses do sorteiro, um investidor chamado Eduardo Souza questionou:
“Minha intenção não é gerar polêmica e não estou fazendo nenhum valor de juízo, mas gostaria apenas de saber cadê a BMW do sorteio? Já faz mais de quatro meses que foi anunciado amplamente, mas até hoje nem sinal. Nada aconteceu”, disse ele ao Portal do Bitcoin.
No fim do ano passado, Lyra também foi condenado pela 2ª Vara Cível de Marília (SP) a devolver o dinheiro que obteve com a promessa não cumprida de dar um curso de trader. O réu propagandeava ser “um dos maiores Traders ranqueados mundialmente pela IQ Option”.
Assista à reportagem da Record: