Trump quer assinar “em breve” lei para o mercado de criptomoedas

“Congresso está trabalhando muito duro na legislação sobre a estrutura do mercado de criptomoedas”, disse o presidente Donald Trump

Imagem da matéria: Trump quer assinar "em breve" lei para o mercado de criptomoedas

Donald Trump foi reeleito presidente dos EUA (Foto: Shutterstock)

Durante um discurso nesta quarta-feira (21) no Fórum Econômico Mundial, em Davos, na Suíça, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a colocar as criptomoedas no centro do debate global.

Falando a líderes mundiais e representantes do setor financeiro, Trump afirmou que o Congresso norte-americano está trabalhando intensamente para aprovar uma legislação voltada à estrutura do mercado de criptoativos, incluindo o Bitcoin, e disse esperar sancionar o texto “muito em breve”.

Trump está se referindo ao Clarity Act, um projeto de lei que prevê a criação de um amplo marco regulatório para o setor de criptomoedas nos Estados Unidos. A proposta estabelece parâmetros que as empresas do setor deverão cumprir, incluindo regras financeiras, exigências de conformidade e a definição clara das responsabilidades de supervisão e fiscalização entre a Securities and Exchange Commission (SEC) e a Commodity Futures Trading Commission (CFTC).

“Agora o Congresso está trabalhando muito duro na legislação sobre a estrutura do mercado de criptomoedas, Bitcoin, todos eles, e espero poder sancioná-la muito em breve”, disse Trump, que ressaltou ter transformado em lei o “marco divisório Genius Act”, que regula as stablecoins nos EUA.

Segundo Trump, o objetivo é consolidar os Estados Unidos como a “capital mundial das criptomoedas”, posição que, de acordo com ele, vem sendo construída a partir do apoio direto de sua administração à indústria de ativos digitais. Trump destacou que a regulamentação é estratégica para dar segurança jurídica ao setor e impulsionar sua expansão no país.

O republicano afirmou ainda que o apoio às criptomoedas entrou em sua agenda por dois motivos principais. O primeiro, de natureza política. “Achei que seria politicamente bom. E foi”, disse, ressaltando o forte apoio recebido do setor. Empresas ligadas ao mercado cripto financiaram comitês de ação política (PACs) com centenas de milhões de dólares, influenciando as eleições presidenciais de 2024 e já se organizando para as eleições de meio de mandato de 2026.

No entanto, Trump deixou claro que o fator geopolítico é ainda mais relevante. Segundo ele, a China também disputa o domínio do mercado de criptomoedas, o que reforça a necessidade de liderança dos Estados Unidos no setor. “Temos que garantir que a China não fique com o controle disso”, afirmou, comparando a corrida pelos criptoativos à disputa global por inteligência artificial.

Investimento parado? É hora do Dólar Digital Turbinado! De 20 a 31/01, você pode ganhar recompensas de até 10% ao ano por 3 meses. Saiba mais!