Trump publica vídeo da “melhor explicação sobre Bitcoin de todos os tempos”; assista

Publicação de Trump nas redes sociais ocorre antes do prazo para divulgação de relatório do grupo de trabalho sobre ativos digitais

donald trump e bitcoin

(Shutterstock)

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, compartilhou em suas redes sociais na noite de domingo (20) um vídeo do que ele chamou ser a “maior explicação sobre Bitcoin de todos os tempos”. A publicação atiçou a comunidade de criptomoedas diante da possibilidade de um possível anúncio a ser feito nesta terça-feira (22) envolvendo ativos digitais.

O vídeo em questão é de 2018 e mostra por pouco mais de 6 minutos Peter Van Valkenburgh, diretor de pesquisa da CoinCenter, falando no Comitê Bancário dos EUA sobre o então crescente setor cripto. Na ocasião, ele explica que o Bitcoin é “a primeira infraestrutura pública de pagamentos digitais do mundo”.

“Ele permite enviar e receber valores de e para qualquer pessoa no mundo usando nada mais do que um computador e uma conexão com a internet”, disse Valkenburgh aos parlamentares americanos (vídeo abaixo).

The Best explanation of BITCOIN you will ever hear | PV Valkenburgh

Durante o discurso, o executivo explica as dificuldades de serem feitas transferências de valores entre diferentes países usando bancos. “[Com Bitcoin] Qualquer um, independentemente de nacionalidade, raça, religião, gênero, sexo ou capacidade de crédito, pode criar gratuitamente um endereço de Bitcoin para receber pagamentos digitais. O Bitcoin é o primeiro dinheiro público e globalmente acessível do mundo”, afirma.

Em seguida ele ressalta que o Bitcoin não é perfeito, que “ainda não é aceito em todos os lugares, não é frequentemente usado para cotar preços, e nem sempre é uma reserva de valor estável”. “Mas ele funciona — e o simples fato de funcionar sem intermediários confiáveis é algo extraordinário”, completa.

“E o Bitcoin é apenas o começo. Se conseguimos substituir a infraestrutura de pagamentos privada, podemos substituir outros pontos de estrangulamento privados na interação humana também”, continua Valkenburgh citando ainda diversos vazamentos de dados de pessoas e problemas do atual sistema financeiro.

Anúncio nesta terça?

A publicação de Trump, e ainda de um vídeo de 7 anos atrás, chamou atenção pelo timing que foi feita. Completa nesta terça-feira (22) um prazo de 180 dias imposto pelo próprio presidente para que o grupo de trabalho sobre ativos digitais do governo, criado em janeiro, apresente um relatório com recomendações legislativas e regulatórias sobre criptomoedas.

Rumores na comunidade dizem que o documento será realmente apresentado amanhã e, pela primeira vez, irá mostrar um inventário oficial dos ativos federais em Bitcoin, e aproveitará para consolidar essas moedas na Reserva Estratégica de Bitcoin, criada em 6 de março.

Além disso, a proposta ainda delineará mecanismos “neutros em termos orçamentários” para expandir a reserva sem novos desembolsos dos contribuintes.

Diversas empresas de análise tentam calcular quantos bitcoins o governo americano possui. A Chainalysis estima que as carteiras controladas por agências americanas contêm aproximadamente 200.000 BTC — cerca de US$ 20,4 bilhões a preços atuais — tornando os EUA o maior detentor soberano de Bitcoin.

Porém, na semana passada, a jornalista independente especializada em cripto L0la L33tz afirmou que o US Marshals Service, agência responsável pela execução das decisões do sistema judiciário federal dos EUA, revelou ter, até março, apenas 28.988 unidades de Bitcoin, cerca de US$ 3,4 bilhões. Os dados teriam sido apresentados pela própria agência após pedido feito por ela.

Isso torna um eventual anúncio oficial das reservas ainda mais importante.

A publicação desse relatório também marcaria o fim oficial da “Semana Cripto” (CryptoWeek), que na semana passada levou à aprovação da Lei GENIUS, o primeiro estatuto federal que rege as stablecoins lastreadas em dólar. Além dela, a Câmara dos EUA aprovou a Lei Clarity, que cria uma estrutura regulatória cripto, e a Lei Anti-CBDC, mas ambas ainda precisam passar por votações no Senado.

  • No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!