Trump anuncia criação de marco regulatório cripto e promete nunca vender reservas de Bitcoin do governo

Promessa de Trump foi feita neste sábado (27), durante sua participação na Bitcoin Conference 2024,
Donald Trump durante Bitcoin Conference 2024

Donald Trump durante Bitcoin Conference 2024 (Imagem: Reprodução/YouTube)

O ex-presidente dos Estados Unidos e atual candidato Republicano, Donald Trump, prometeu criar o cargo de Conselheiro para Cripto e Bitcoin em seu governo. O dono do cargo será responsável por entregar no prazo de 100 dias do começo do mandato um marco regulatório para o mercado. 

A promessa de Trump foi feita neste sábado (27), durante sua participação na Bitcoin Conference 2024, que é sediada na cidade de Nashville. 

Publicidade

“Será um plano feito por pessoas que amam a sua indústria e não por pessoas que querem causar danos à indústria”, disse o candidato Republicano. 

Existia uma expectativa de que Donald Trump anunciasse um plano para que o Tesouro dos EUA fizesse compras de Bitcoin para ter como reserva estratégica. Isso não ocorreu, mas o Republicano promete seguir a regra maximalista de nunca vender. 

“O governo dos EUA tem 1% de toda a reserva de Bitcoin. Mas eles não estão seguindo a regra que todos aqui conhecem: nunca vender. Estou anunciando que, se eu for eleito, a política do meu governo, dos Estados Unidos da América, será manter 100% de todos os Bitcoins que o governo dos EUA atualmente possui ou adquirir no futuro”, disse Trump. 

Da reserva total de 21 milhões de Bitcoins (com uma parte ainda há ser minerada), o governo dos EUA tem 210 mil BTC, que são 1% do volume. Em algumas ocasiões, o governo dos Estados Unidos já fez leilões para vender Bitcoins confiscados de atividades criminosas. 

Publicidade

“Isso servirá como o núcleo do estoque estratégico nacional de Bitcoin”, disse Trump.

Mineração sob Trump

Outro ponto abordado por Trump foi a energia elétrica, já que a mineração de Bitcoin envolve um intenso gasto energético. O candidato disse que no final de seu mandato, os EUA terão o menor custo de energia do mundo. 

“Eu quero que o Bitcoin seja minerado e feito nos Estados Unidos”, afirmou. Segundo o político, o plano é expandir a exploração das reservas de petróleo do país. 

Trump confirmou outras duas promessas já feitas em outras ocasiões: não permitir a criação de uma CBDC (Central Bank Digital Currency) e de comutar a pena de Ross Ulbricht, criador do mercado clandestino online Silk Road e que ficou famoso na comunidade BTC por usar a criptomoeda como meio de pagamento. 

Sobre seu primeiro dia de volta na Casa Branca, caso ocorra, Trump diz que irá demitir Gary Gensler, o chefe da Comissão de Valores Mobiliários dos EUA (SEC). O candidato reforçou diversas vezes que a SEC é extremamente contra cripto e que isso irá mudar em uma eventual nova administração sua. 

“O Bitcoin não ameaça o dólar. É o comportamento do governo que ameaça o dólar”, disse.