O governo da Tailândia aprovou nesta terça-feira (17) medidas fiscais propostas pelo Ministério das Finanças para fortalecer o mercado de Bitcoin e criptomoedas do país. O foco principal é a isenção do imposto de renda pessoal sobre os lucros (ganhos de capital) obtidos a partir da venda de ativos digitais, através de operadores licenciados, com vigência de 1º de janeiro de 2025 até 31 de dezembro de 2029.
“Esta é uma oportunidade significativa para revitalizar o mercado de cripto na Tailândia, atraindo investimentos estrangeiros e estimulando a economia doméstica”, afirmou o ministro assistente das Finanças, Jullapan Amornwiwat, em sua conta no X.
Segundo Amornwiwat, as novas medidas têm como objetivo criar um ambiente mais transparente para negociações, incentivar tecnologias inovadoras e aumentar a confiança dos investidores. O governo espera que essas ações não apenas impulsionem o crescimento econômico, mas também gerem uma receita fiscal adicional significativa no médio prazo.
Além disso, outro objetivo é posicionar a Tailândia como uma das pioneiras mundiais em legislações e políticas fiscais claras para a regulação de ativos digitais, preparando-se para estar em conformidade com os padrões internacionais de intercâmbio de informações da OCDE.