A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (SEC) iniciou um período de consulta pública sobre três propostas de ETFs à vista de Ethereum (ETH). As iniciativas, ligadas às empresas Grayscale, Fidelity e Bitwise, serão submetidas a um período de comentários de três semanas, conforme anúncio da agência desta terça-feira (2), repercutido pelo CoinDesk.
O prazo para a SEC tomar decisões finais sobre algumas das propostas de ETF de Ethereum é 23 de maio.
Apesar do aumento das esperanças após a aprovação pela agência de ETFs de Bitcoin à vista em janeiro, analistas do setor tornaram-se menos otimistas de que a reguladora seguirá o mesmo caminho com produtos que acompanham o Ethereum.
No caso do Bitcoin, a comissão foi pressionada a abandonar sua oposição anterior aos projetos de ETF após uma derrota chave em uma disputa judicial com a Grayscale. Oficiais da SEC argumentaram que a aprovação resultante desses ETFs não se aplica a outros tokens.
Gary Gensler, presidente da SEC, disse em janeiro que a aprovação do Bitcoin não deve “sinalizar nada sobre as visões da comissão quanto ao status de outros ativos cripto sob as leis federais de valores mobiliários”.
A chegada dos ETFs de BTC aumentou dramaticamente os investimentos na criptomoeda. Um resultado semelhante poderia ser esperado para o ETH se a agência chegar a aprovações similares. No entanto, a SEC tem investigado se o ETH deve ser classificado como um valor mobiliário, o que o colocaria em um patamar legal diferente do Bitcoin.
Vale lembrar que a SEC já confirmou no passado que Bitcoin representa uma commodity, mas nunca conferiu o mesmo enquadramento ao Ethereum, o que também desanima os analistas sobre a eventual apravação de ETFs da segunda maior moeda do mercado.
Analistas da Bloomberg reduziram suas previsões de aprovação de um ETF de Ethereum à vista, citando silêncio da SEC como um sinal negativo. A expectativa de aprovação caiu de cerca de 70% para 30%, segundo o especialista em ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo