No drama do tribunal em curso em torno do julgamento criminal de Sam Bankman-Fried, o fundador da FTX decidiu tomar a posição para se defender contra acusações de fraude e conspiração.
Sam Bankman-Fried deve testemunhar nesta quinta-feira (26).
Isso significa que os promotores federais terão a oportunidade de apresentar provas que poderiam minar a credibilidade da SBF — algo que eles poderiam não ter sido capazes de fazer se ele tivesse optado por permanecer em silêncio.
Durante o interrogatório, SBF poderá enfrentar horas de escrutínio, já que a acusação tem tentado gerar inconsistências em sua versão dos fatos e acontecimentos.
A esperança de Bankman-Fried é convencer o júri de que ele não é culpado de sete acusações de fraude e conspiração.
A divulgação da decisão de depor surge no momento em que os promotores federais tem a expectativa de encerrar o caso. Eles sinalizaram que sua última testemunha será convocada para o depoimento na quinta-feira. Depois disso, os advogados de defesa de Bankman-Fried terão a oportunidade de apresentar sua versão sobre o colapso da FTX.
Quando SBF vai depor?
Bankman-Fried testemunhará depois que a defesa apresentar três testemunhas, disse o principal advogado de Bankman-Fried, Mark Cohen, da Cohen & Gresser, ao tribunal. O júri ouviu longamente o círculo íntimo de Bankman-Fried, mas o ex-magnata das criptomoedas permaneceu em silêncio até agora.
Embora o testemunho de Bankman-Fried tenha o potencial de convencer o júri de que ele não é culpado, também pode gerar diversas armadilhas para ele.
Brian Newman, advogado do Escritório de Advocacia Dykema Gossett, disse anteriormente ao Decrypt que Bankman-Fried estaria efetivamente andando na “corda bamba” no banco de testemunhas.
Com a ampla gama de declarações públicas feitas por Bankman-Fried, os promotores federais têm uma quantidade substancial de observações anteriores que poderiam ser aproveitadas para desafiar sua credibilidade.
Ao mesmo tempo, a decisão de Bankman-Fried de testemunhar em seu nome não é tão surpreendente. Ele fez o que parecia ser uma turnê de divulgação autodirigida e publicou regularmente textos no Twitter refletindo sobre o colapso da FTX. Mas duas semanas depois que a FTX entrou com pedido de recuperação judicial, os advogados de Bankman-Fried o abandonaram por conta de “tweets incessantes e perturbadores”, de acordo com um relatório da Bloomberg Law.
Antes de quarta-feira, a defesa de Bankman-Fried apenas havia sugerido a possibilidade de seu testemunho. Em um processo judicial no dia anterior, os promotores federais disseram ao tribunal que haviam recebido uma lista de seis testemunhas em potencial, mas não mencionaram o ex-magnata cripto.
A certa altura, a defesa de Bankman-Fried disse que a falta de acesso a medicamentos prescritos para o transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) era uma “preocupação crescente” que pesava sobre sua capacidade de se concentrar quanto “à decisão crítica de saber se ele iria testemunhar ou não”.
Os promotores federais disseram no início que tinham várias semanas de testemunhas e provas para convencer um júri da má conduta de Bankman-Fried. No entanto, sua defesa sinalizou que o caso não se estenderá por mais de uma semana e meia.
Os comentários de Cohen indicam que Bankman-Fried poderia ter seu momento no tribunal já na quinta-feira.
*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.
- Quer desvendar os mistérios do Bitcoin? Adquira “O Livro de Satoshi”, um compilado de escritos e insights de Satoshi Nakamoto