A senadora americana Cynthia Lummis reiterou na noite de terça-feira (4) o seu apoio à criação de uma reserva estratégica de Bitcoin pelo governo dos EUA, destacando que essa iniciativa é a única solução para compensar a dívida do país. Recentemente, a dívida americana ultrapassou a marca de US$ 38 trilhões, segundo dados do Departamento do Tesouro.
“Acredito sinceramente que a Reserva Estratégica de Bitcoin é a única solução para compensar nossa dívida nacional. Aplaudo [Donald Trump] @POTUS e sua administração por abraçarem a estratégia e espero que ela seja concluído”, postou Lummis no X.
Em entrevista ao Bloomberg na terça-feira (4), a senadora comentou: “Eu acho que a administração está analisando ideias alternativas ao uso de nossos certificados de ouro, marcando-os para convertê-los em BTC. Existem outras formas de ter uma reserva estratégica de BTC do que converter nossos certificados de ouro”.
O posicionamento de Cyntia Lummis vai ao encontro do que mostra a história da maior criptomoeda do mercado, ou seja, a escassez, imutabilidade e capacidade de armazenamento do BTC o tornam um ativo resiliente e ideal para mantê-lo a longo prazo.
Em resumo, tanto para a senadora quanto para várias personalidades, como Michael Saylor, se o BTC for mantido por vários anos, os EUA podem reduzir drasticamente sua dívida trilionária.
Reserva estratégica de Bitcoin
Vários países, incluindo os EUA, estudam criar uma reserva estratégica de Bitcoin. Para isso, é necessário mudanças nas leis. Políticos de países como Holanda, Filipinas, por exemplo, já têm trabalhos em projetos de lei com o tema.
No Brasil, a iniciativa chegou a ser cogitada na Câmara dos Deputados com o PL 4501/2024, que acabou saindo da pauta em agosto. Isso porque os deputados defenderam mais estudos e diálogo antes de avançar sobre manter Bitcoin nos cofres do governo federal.
Mas nesse quesito El Salvador, o primeiro país a adotar o Bitcoin como moeda de curso legal, saiu na frente. A página do governo salvadorenho Bitcoin Office mostra um estoque de 6.371 BTC, avaliados atualmente em US$ 659 milhões.
- Por que apenas comprar quando você pode multiplicar? Invista com o MB e ganhe até 11% de cashback em Bitcoin. Abra sua conta e aproveite o Super Cashback!

