Rede Ethereum passa em teste e fica próxima de permitir retirada de staking

Prova Shapella realizou com sucesso simulações de como seria a retirada dos ethers em staking na rede principal do Ethereum
Imagem da matéria: Rede Ethereum passa em teste e fica próxima de permitir retirada de staking

Foto: Shutterstock

A rede Ethereum está um passo mais perto de sua próxima grande atualização, chamada Shanghai.

O teste Shanghai-Capella, simplesmente chamada de Shapella, foi ativado na epoch 56832 na madrugada desta terça-feira (28) conforme programado. Este teste específico avaliou uma das principais propostas de melhoria do Ethereum: a de retirar o ether (ETH) em staking na blockchain.

Publicidade

Desde que o Ethereum lançou sua Beacon Chain em 2020 e começou sua jornada para se tornar uma rede proof-of-stake (PoS), mais de 17 milhões de ETHs foram aplicados em stake na rede. No entanto, os usuários ainda não conseguem retirar essas criptomoedas. A atualização Shanghai, que está prevista para março, finalmente desbloqueará esse recurso.

O próximo teste será na rede de teste Goerli, após a qual a atualização Shanghai será implantada na rede principal do Ethereum, marcando o próximo marco importante após a transição da rede de proof of work (PoW) para um algoritmo de consenso proof of stake (PoS) em setembro de 2022, a chamada Fusão.

Testnets como a Goerli e a Sepolia permitem que os desenvolvedores Ethereum lancem aplicativos e atualizações na rede e corrijam quaisquer problemas potenciais antes que a atualização seja lançada na mainnet.

Morte da rede Goerli

A ativação da atualização Shanghai na testnet Sepolia vem logo após as notícias de que os desenvolvedores Ethereum planejam a eliminação progressiva da Goerli — a maior rede de teste Ethereum — e a migração dos usuários para a rede de teste Sepolia.

O movimento vem em parte como uma resposta ao aumento dos preços do GETH, o token nativo da Goerli, com o desenvolvedor Ethereum, Marius van der wijden, já tendo dito ao Decrypt que a solução mais fácil para o problema era deixar a testnet em questão “morrer lentamente.”

Publicidade

De acordo com van der Wijden, “essa é a intenção com todas as redes de teste, elas devem viver por alguns anos.”

Enquanto isso, o preço do Ethereum está ignorando amplamente o desenvolvimento mais recente, com o ativo atualmente sendo negociado a US$ 1.619,00, uma queda de 1% ao longo do dia, de acordo com o CoinGecko.

*Traduzido por Gustavo Martins com autorização do Decrypt.

Clique aqui e acompanhe o Portal do Bitcoin no Google Notícias