Próxima PEPE? Brasileiro que ficou rico com DOGE promove memecoin que ele mesmo comprou

Um dos criadores da Dogecoin disse ser “patético” o brasileiro promover um token rechaçado pelos criadores do meme original
Imagem da matéria: Próxima PEPE? Brasileiro que ficou rico com DOGE promove memecoin que ele mesmo comprou

Grumpy Cat, o gato mau-humorado que virou meme na internet (Foto: Reprodução)

Glauber Contessoto, o brasileiro que ficou milionário com Dogecoin (DOGE) em 2021, perdeu a chance de surfar na onda da Pepecoin (PEPE) e agora tenta correr atrás do dinheiro perdido apostando na nova memecoin $GRUMPYCAT, inspirada no meme de mesmo nome que surgiu com a imagem de uma gata mal-humorada.

“Acabei de comprar US$ 20 mil em GRUMPYCAT. Não estou impressionado. Estamos indo atrás de você PEPE”, tuitou o brasileiro, mais conhecido como ProTheDoge, na noite de quinta-feira (11).

Publicidade

Na mensagem, ele incluiu o link para o site oficial da memecoin, que descreve o projeto como “perfeito para todos aqueles que estão cansados ​​do hype e das promessas irrealistas de outros tokens”.

O surgimento da shitcoin incomodou os criadores do meme original do Grumpy Cat. Em resposta ao tweet de Glauber, o perfil @RealGrumpyCat chamou o projeto de “moeda fraudulenta não oficial”, com a recomendação final: “Não compre!”

Unofficial scam coin. Do not buy. pic.twitter.com/DiN0mhNST4

— Grumpy Cat (@RealGrumpyCat) May 11, 2023

O brasileiro ignorou a mensagem e, mais tarde, realizou um Spaces no Twitter para incentivar seus seguidores a investir na shitcoin. Neste Space, o manager da página Grumpy Cat entrou para alertar os ouvintes que se tratava de um golpe, mas foi expulso do canal no meio da sua fala:

“Como alguém que viajou o mundo com a Grumpy, que a segurou nos braços por sete anos antes de ela morrer quatro anos atrás e tenta manter seu espírito vivo para os milhares de fãs, acho desrespeitoso com o legado da Grumpy Cat moedas fraudulentas, para arrancar dinheiro, como essa.”

Publicidade

Grumpy Cat meme coin scam – Grumpy Cat manager kicked from spaces pic.twitter.com/mPBiOSelcd

— caught in 4k 📸 (@bestvideosofct) May 11, 2023

O caso tomou grandes proporções no Twitter até o ponto de Billy Markus, um dos criadores da Dogecoin mais conhecido no Twitter como Shibetoshi Nakamoto (@BillyM2k), criticar Glauber Contessoto, dizendo “ser patético” ele promover um token rechaçado pelos criadores do meme original.

this is pathetic @ProTheDoge

— Shibetoshi Nakamoto (@BillyM2k) May 11, 2023

Pump and dump?

O proeminente investidor blockchain @ZachXBT trouxe um dado importante ao repercutir a história: o brasileiro controla 1,8% da oferta total do GRUMPYCAT.

Ele descobriu isso ao rastrear a carteira 0xb…D114 que Glauber já havia confirmado ser sua em outra ocasião. Ao checar a lista de maiores holders do token GRUMPYCAT, a carteira do brasileiro aparece em segundo lugar com 1,8% do fornecimento do ativo, com 7,6 trilhões de GRUMPYCAT na carteira.

Esse fato já havia sido trazido à tona pelo manager da Grumpy Cat pouco antes de ele ser expulso do Spaces no Twitter. Ele alertou que as pessoas que estavam promovendo a moeda eram aquelas que detinham uma grande porcentagem da oferta em suas carteiras, por isso o interesse em fazer o token subir antes de despejá-lo no mercado — prática típica de esquemas de pump and dump que dominam o mercado cripto.

Publicidade

Apesar de tudo, Glauber não pareceu incomodado com as críticas ou o fato de que os criadores no meme original não apoiam a shitcoin. “$GrumpyCat é apenas o meu favorito e acredito que superará $PEPE na minha honesta opinião”, escreveu ele na madrugada desta sexta-feira (12).