Presidente de El Salvador ainda não respondeu acusações de sumiço de bitcoins

Cidadãos salvadorenhos estão relatando que seus bitcoins estão sumindo das carteiras Chivo
Imagem da matéria: Presidente de El Salvador ainda não respondeu acusações de sumiço de bitcoins

Nayib Bukele, o presidente de El Salvador: (Divulgação/Flickr)

Salvadorenhos estão perdendo seus bitcoins (BTC) de suas carteiras Chivo, de acordo com um usuário no Twitter com o pseudônimo “El Comisonado” e o jornal The New Scientist.

Segundo o veículo, El Comisionado reuniu mais de 50 exemplos de bitcoins que inexplicavelmente sumiram de carteiras Chivo de salvadorenhos.

Publicidade

“O governo não respondeu nem reconheceu os erros”, disse ele ao jornal.

“É uma das coisas que as pessoas estão exigindo, que respondam às acusações. Muitos esperaram muitos meses por uma resposta para obter seu dinheiro de volta”, acrescentou.

Segundo o jornal, Zaira Navas (membro da Polícia Nacional Civil de El Salvador) e Rogzy (comentarista de bitcoin) passaram por problemas parecidos.

“Não acredito que Chivo seja segura e ninguém pode verificá-la, já que o código não é aberto”, disse Rogzy. “Hoje, poucas pessoas usam Chivo porque muitas não sabem como funciona”, acrescentou El Comisionado.

É claro que esse não foi o único obstáculo de bitcoin no caminho do presidente Bukele em sua tentativa de implementar criptomoedas.

Publicidade

A saga do bitcoin em El Salvador

Em maio, o presidente Bukele havia anunciado que El Salvador iria aceitar a principal criptomoeda como moeda corrente quando ele divulgou a notícia a uma audiência maximalista na Bitcoin Conferência de 2021, em Miami.

Desde então, sua política é repleta de controvérsias. Cidadãos fizeram protestos diversas vezes, protestando a draconiana lei bitcoin de Bukele.

Algumas das maiores instituições financeiras do mundo, incluindo o Banco Mundial e o Fundo Monetário Internacional (ou FMI), também criticaram a política de bitcoin de Bukele.

Bukele está em uma sequência de ações autoritárias e, embora tenham precedido a lei de bitcoin no país, só foram intensificadas desde que ele se tornou um maximalista de bitcoin.

Publicidade

Mario Gomez, um grande crítico ao presidente, foi preso de um mandato este ano após ter criticado a política do governo.

Dois salvadorenhos disseram ao Decrypt (sob a condição de anonimidade) logo após Gomez ter sido prezo.

“A polícia não precisa levar ninguém ao tribunal. Eles só assustam os dissidentes públicos ao sequestrá-lo por algumas horas ou alguns dias”, disse um deles.

“Acaba comigo ver maximalistas de bitcoin pelo mundo celebrando isso quando, se realmente parassem e lessem a lei e as regulações, [entenderiam que] é completamente o oposto de tudo o que pregam”, disse o outro.

*Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento com autorização do Decrypt.co.