A Polícia Civil do estado do Rio de Janeiro prendeu na última quinta-feira (4) um homem suspeito de furtar energia elétrica para usar na mineração de Bitcoin dentro de casa. A ação ocorreu na Ilha do Governador.
Em nota, a polícia explicou que foi até o local após denúncias de moradores da região que reclamaram do forte barulho vindo de um imóvel. No local, os agentes encontraram diversos computadores de alto desempenho usados para a mineração de criptomoedas.
Segundo os policiais, apesar da casa possuir energia elétrica para realizar a mineração e abastecer outros equipamentos, ela não tinha um medidor de luz instalado, o que comprovou que a energia vinha de um fornecimento ilegal. De acordo com o jornal O Globo, o homem preso é Dário Miguel Ferreira.
Ainda de acordo com a publicação, o delegado Felipe Santoro, titular da 37ª DP, explicou que o local foi alugado exclusivamente para manutenção de mineração de criptomoedas. “As máquinas de alto consumo energético utilizadas para a mineração de criptomoedas produziam ruído intenso e constante, funcionando ininterruptamente 24 horas por dia. Esse barulho excessivo causava enorme incômodo à população local, que procurou a delegacia inicialmente para reclamar do som ensurdecedor”, disse.
“O problema era agravado pelo uso de equipamentos improvisados para resfriamento, que aumentavam ainda mais o consumo de energia e o barulho. Apuramos que o proprietário havia alugado o imóvel unicamente para manter ali a estrutura de mineração de criptomoedas, sem qualquer outro fim, e fazia isso sem arcar com o pagamento da energia elétrica consumida, praticando assim o furto de energia”, concluiu o delegado.
O suspeito foi conduzido à unidade policial, onde acabou preso em flagrante por furto de energia elétrica.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!
