Polícia brasileira recupera 300 mineradoras de Bitcoin roubadas no Paraguai

Máquinas haviam sido roubadas na metade de abril; 200 ainda estão desaparecidas
Agente da Polícia nacional do Paraguai observando centenas de máquinas de mineração em gramado

Máquinas de mineração de Bitcoin apreendidas pela Polícia Nacional do Paraguai (Imagem: Divulgação/DAS)

A Polícia Nacional do Paraguai recuperou na segunda-feira (08) 300 máquinas de mineração de bitcoin que haviam sido roubadas de um minerador em abril em Presidente Franco, cidade que faz divisa com Foz do Iguaçu, no Paraná. As mineradoras foram localizadas em uma fazenda no município de Yby Yau, em Concepción, onde fica uma empresa chamada Kaagata.

Segundo site local La Clave, o furto das máquinas ocorreu no dia 15 de abril na fazenda Arimar, no bairro Alfredo Pla, que fica também em Presidente Franco, em Alto Parana. Na ocasião, diz a reportagem, uma dezena de pessoas encapuzadas e armadas roubaram um total de 492 máquinas.

Publicidade

Durante a ação, comandada pelo Departamento Anti-Sequestro (DAS), 300 mineradoras de criptomoedas estavam em pleno funcionamento. Elas então foram desligadas e acomodadas do lado de fora do estabelecimento para serem recolhidas pelas autoridades.

Armas e munições encontradas no local também foram apreendidas e um homem foi preso, identificado como Arnaldo Ohe Martínez. O dono da fazenda foi identificado como Víctor Meaurio.

“O detido juntamente com as provas foram colocados à disposição das autoridades competentes”, disse o DAS em uma publicação no Twitter.

La intervención estuvo a cargo del personal de Dpto. Antisecuestro de Personas- Regional Alto Paraná y el detenido junto con las evidencias fueron puestos a disposición de las autoridades competentes. pic.twitter.com/27RkgWe3yX

— Policía Nacional del Paraguay (@policia_py) May 8, 2023

Cerca de 200 máquinas ainda continuam desaparecidas. O DAS também publicou várias imagens da operação.

#AHORA🚨#OperativoMining

Allanamiento y detención de persona

En un operativo conjunto con @MinPublicoPy y UTP-BaseHalcón, en prosecución a un supuesto hecho de #RoboAgrabado, se logró la detención de una persona

Se incautaron evidencias

Operación en curso#SomosDAS pic.twitter.com/jY1o8PWkot

— DAS Paraguay (@DAS_Paraguay) May 8, 2023

Na época do roubo, o site ABC en El Este apurou que após os ladrões dominarem o gerente Ronaldo Esteban Peralta Bogado, os bandidos começaram a desinstalar os equipamentos e os geradores de energia, que teriam levado cerca de duas horas até carregar o caminhão que também foi roubado.

Publicidade

Outros pertences também foram levados, segundo o site: três laptops; dois celulares, 100 mil pesos argentinos, diversos documentos e o gravador de vídeo da propriedade.