A Substack, plataforma online de newsletters que conta com mais de 500 mil assinantes, agora aceita pagamentos em Bitcoin (BTC). A informação foi divulgada à imprensa nesta segunda-feira (23).
A novidade será possível por causa de uma parceria da startup com a OpenNode, empresa que fornece uma API que permite o recebimento por meio da criptomoeda.
Os pagamentos de Bitcoin podem ser feitos tanto na rede da moeda quanto na Lightning Network, que é uma solução fora da cadeia do BTC.
Conforme o comunicado, o novo formato ficará disponível inicialmente para um grupo seleto de publicações focadas em criptomoedas. Os nomes das newsletters beneficiadas não foram divulgados.
“Ter essa opção dará aos redatores mais flexibilidade e liberdade, e esperamos fazer mais em criptomoedas para atender às necessidades dos redatores”, disse no comunicado o designer de produto da Substack, Nick Inzucchi.
De acordo com João Almeida, cofundador e CTO da OpenNode, a atualização, além de dar a criadores de conteúdo a possibilidade de aceitar BTC como pagamento, também permitirá a conversão da cripto em outra moeda.
“Escritores e podcasters migraram para a Substack para recuperar a liberdade criativa e financeira, e o Bitcoin é um ajuste natural”, disse em nota.
A Substack foi lançada por Chris Best e Hamish McKenzie em 2017, nos Estados Unidos, com objetivo de dar a produtores independentes de conteúdo a chance de ganhar dinheiro por meio de newsletters.
Em março, segundo a Reuters, a Substack levantou US$ 65 milhões em uma rodada de financiamento liderada pela empresa de capital de risco Andreessen Horowitz, que na semana passada também apostou no Axie Infinity.
Hoje, de acordo com o site Axios, a Substack está avaliada em US$ 650 milhões.