PF confisca R$ 250 mil em mineradoras de Bitcoin durante operação em rodovia

As mercadorias foram encaminhados à Receita Federal para os devidos procedimentos legais

carros da PF em rodovia

(Divulgação/PF)

A Polícia Militar do Paraná (PMPR), com apoio da Polícia Federal, apreendeu no domingo (8) em Santa Tereza do Oeste várias máquinas de mineração de Bitcoin, durante uma operação na BR-277. Segundo levantamento da polícia, o material apreendido, cuja quantidade não foi revelada, é avaliado em aproximadamente R$ 248 mil.

De acordo com informações do site GCN,  na abordagem, o condutor do veículo foi qualificado e liberado do local. Já o veículo e as mercadorias foram encaminhados à Receita Federal de Cascavel para os devidos procedimentos legais.

Publicidade

A Operação Protetor, como foi chamada, ocorreu em conjunto da PMPR com o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFRON) e o Núcleo de Operações da Polícia Federal (NO/PF) de Cascavel.

Segundo o GCN, a iniciativa faz parte de um esforço da PF no enfrentamento ao contrabando e ao transporte irregular de bens de alto valor na região fronteiriça.

Mineradoras de Bitcoin

Apreensões de mineradoras de criptomoedas ocorrem eventualmente no Brasil, geralmente por falta de nota fiscal que comprovem a origem dos equipamentos e o pagamento dos devidos impostos, já que a atividade de mineração cripto, apesar de pouco viável devido o preço de eletricidade, não é proibida no país.

Uma das últimas apreensões desse tipo ocorreu em fevereiro deste ano, quando a Receita Federal apreendeu no terminal de cargas do Aeroporto Internacional de Fortaleza nove máquinas de mineração de Bitcoin por não tinham documentação legal de importação.

Publicidade

Nesse caso, a Receita tratou a falta da documentação como crime de descaminho, e, portanto, os aparelhos estavam em situação irregular.