A OKCoin, uma das maiores exchange de criptomoedas do mundo, é a primeira a listar a Celo Dollars (cUSD), stablecoin da fundação Celo, cujo projeto foi visto como rival da Libra. No entanto, a criptomoeda do Facebook não saiu do papel e muitos apoiadores migraram para a proposta da cLabs.
“A OKCoin se orgulha em apoiar a Celo, que permite aos negociantes e investidores uma maneira fácil de entrar e sair de posições em criptomoedas e em moeda local”, escreveu a empresa em comunicado na terça-feira (18).
Conforme a nota, a exchange enaltece tanto a Celo Dollars quanto a rede Celo, que também possuiu seu token homônimo, inclusive listado pela OKCoin na semana passada.
A stablecoin cUSD é resultado de uma ação ‘Alliance for Prosperity’, que recebeu apoio de várias empresas que foram associadas à Libra Foundation.
Hoje, a ‘aliança para prosperidade’ conta com mais de 100 membros apoiadores. Dentre eles, uma das maiores gestoras de fundos em criptomoedas, Coinbase, e o tradicional fundo de risco Andreessen Horowitz (a16z).
OkCoin aposta na Celo
De acordo com a OKCoin, os dólares Celo fornecem um ativo de valor estável acessível globalmente para uso na rede Celo. “Com o cUSD, você pode compartilhar dinheiro de forma mais rápida, barata e fácil no seu celular”, diz o texto.
Endossou, também, que “em todo o mundo, a rede Celo fornece às comunidades uma infraestrutura financeira confiável que torna os pagamentos móveis rápidos e fáceis”.
Ainda conforme a nota, a exchange ressaltou que a stablecoin da Celo possui uma estrutura de reserva sofisticada.
“O ativo é indexado ao dólar dos Estados Unidos e lastreado em 50% por criptomoedas, incluindo Bitcoin (BTC) e Ethereum (ETH), e lastreado em 50% pelo token CELO”.
A OKCoin é oriunda da China, mas com sede oficial em San Francisco, nos EUA. Com a listagem da Celo Dollars, a exchange agora dá suporte a sete stablecoins: cUSD, USDT , USDK , USDC , DAI , PAX e TUSD.
Doação a desenvolvedor Bitcoin
No início do mês, a OKCoin anunciou uma doação ao desenvolvedor alemão Marco Falke, o mais novo contemplado no programa Open-Source Developer Grant. A ação visa incentivar financeiramente quem contribui de forma efetiva em códigos abertos. Neste caso, foi pelo do Bitcoin Core.
“Estou feliz e grato por receber essa doação da OkCoin para apoiar o meu trabalho no Bitcoin Core”, escreveu Falke no Twitter. O valor do incentivo ele não revelou por questões pessoais. Ao The Block, a empresa disse ter sido na casa dos seis dígitos.