O que pode significar para as criptomoedas um corte de 50 pontos percentuais na taxa de juros dos EUA?

O pedido de corte de Scott Bessent em setembro ocorre após dados fracos de empregos e um leve aumento da inflação norte-americana

Scott Bessent fala em auditório nos EUA - stablecoins

Shutterstock

O secretário do Tesouro dos EUA, Scott Bessent, disse na terça-feira (12) que um corte de 50 pontos percentuais na taxa de juros em setembro deveria estar sobre a mesa após dados “fantásticos” de inflação, divulgados esta semana.

Bessent disse que o Federal Reserve, o banco central dos EUA, deveria considerar cortar meio ponto percentual depois que o Bureau of Labor Statistics (BLS) revisou seus números de emprego de maio e junho para baixo em um total combinado de 258.000 empregos.

O presidente Donald Trump demitiu abruptamente a comissária do BLS, Erika McEntarfer, logo após o departamento divulgar seus números iniciais em 1º de agosto, acusando-o de manipular dados de empregos para prejudicar sua administração.

“Se tivéssemos os números originais, poderíamos ter cortado em junho e julho”, disse Bessent à Fox Business em entrevista. “Acho que a questão real a se pensar agora é: devemos ter um corte de 50 pontos percentuais na taxa de juros em setembro?”, disse ele.

Taxas mais baixas reduzem os custos de empréstimos, incentivam gastos e investimentos e levam os investidores a ativos de risco de maior rendimento, muitas vezes impulsionando os mercados, incluindo criptomoedas.

“Um corte de 50 pontos percentuais confirmaria o risco para o resto do ano”, disse ao Decrypt o diretor de investimentos da gestora de fundos cripto Merkle Tree Capital, Ryan McMillin.

Especulações sobre cortes mais profundos surgem depois que números do BLS mostraram que a inflação geral de julho subiu 2,7% em relação ao ano anterior, superando as expectativas dos economistas em 10 pontos percentuais.

As criptomoedas responderam rapidamente, com alguns ativos digitais de primeira linha atingindo seu ponto mais alto em semanas, e o Ethereum ampliando os ganhos obtidos no início do mês e atingindo seu ponto mais alto em anos.

Embora as probabilidades de um corte de 25 pontos percentuais na taxa de juros estejam agora “fixadas” para o mês que vem, de acordo com McMillin, o Fed ainda precisa lidar com outra rodada de dados de empregos e inflação.

A perspectiva de um corte de juros impulsionou altas anteriores impulsionadas por entradas em ETFs, mas desdobramentos comerciais, incertezas macroeconômicas e tendências sazonais podem mudar o rumo do mercado.

A atividade de opções mostra que os investidores em criptomoedas permanecem cautelosamente otimistas, com a compra de opções de venda ainda sendo um tema dominante.

O posicionamento dos traders sugere proteção contra quedas no terceiro trimestre, que geralmente apresentou um retorno médio de 0,96% nos últimos 12 anos, conforme informado anteriormente ao Decrypt .

* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.

No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!