Investidores tradicionais nos Estados Unidos poderão ganhar exposição ao XRP — ativo ligado à Ripple — e à principal memecoin Dogecoin (DOGE) nesta semana por meio de novos produtos negociados em bolsa (ETFs), que serão lançados pelas instituições financeiras Rex Shares e Osprey Funds.
As empresas registraram os fundos sob o Investment Company Act de 1940, o que permite que eles cheguem ao mercado ao lado de outros ETFs de cripto, que são registrados como trusts de commodities via Securities Act de 1933. A listagem está prevista para quinta-feira.
“Os investidores veem os ETFs como veículos de acesso e negociação”, disse Greg King, fundador e CEO da REX Financial, ao Decrypt.
“A revolução dos ativos digitais já está em andamento, e poder oferecer exposição ao XRP à vista e a outros retornos de cripto dentro das proteções do regime de ETFs do 40 Act dos EUA é algo de que a Rex-Osprey se orgulha e trabalhou arduamente para alcançar.”
De acordo com o documento, a empresa terá exposição ao XRP à vista por meio do “REX-Osprey™ XRP (Cayman) Portfolio S.P.”, uma subsidiária registrada nas Ilhas Cayman que é totalmente controlada e pertencente ao fundo. Além disso, o fundo pode investir em derivativos atrelados ao XRP para oferecer exposição aos investidores.
O prospecto indica um processo semelhante para o ETF focado em Dogecoin, o DOJE.
O modelo desses ETFs difere dos atuais ETFs à vista de Bitcoin e Ethereum, já que eles não expõem diretamente os detentores ao ativo subjacente, mas investem por meio da subsidiária nas Ilhas Cayman. Já os ETFs à vista de Bitcoin e Ethereum são lastreados por reservas dos próprios ativos subjacentes.
A Rex-Osprey também utilizou o Investment Company Act de 1940 para lançar seu ETF de staking de Solana, que chegou ao mercado em junho, tornando-se o primeiro produto negociado em bolsa desse tipo.
A empresa também possui registros ativos para ETFs do token oficial de do presidente Donald Trump, TRUMP, e do popular token BONK. No entanto, segundo o analista de ETFs da Bloomberg, Eric Balchunas, ainda não há data definida para o início desses produtos.
Enquanto isso, mais de 90 pedidos de ETFs envolvendo ativos como XRP e Solana ainda estão aguardando aprovação da SEC, com algumas decisões previstas para outubro. Analistas de ETFs já haviam dito que a aprovação de ETFs de Dogecoin, Solana e XRP era praticamente certa.
* Traduzido e editado com autorização do Decrypt.
No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!