A decisão de Elon Musk de aposentar o tradicional símbolo de passarinho azul do Twitter fez surgir uma onda de criptomoedas fake no mercado inspiradas em X, a nova marca da rede social.
Não é novidade que os tweets de Musk têm influência no mercado cripto e que em diversos momentos, ele fez o preço da Dogecoin (DOGE), sua moeda favorita, disparar com apenas um meme.
Sabendo disso, dezenas de tokens X começaram a surgir em várias blockchains na tentativa de atrair investidores em meio ao hype da mudança de cara do Twitter. A grande maioria desses tokens, no entanto, são golpes.
Conforme mostrou a empresa de segurança blockchain PeckShield, já há inclusive golpistas em série criando esse tipo de token. Um deles criou no domingo o token Deus X ($X), que foi capaz de saltar 2.600% no dia.
A alta do ativo beneficiou principalmente o criador da moeda, que horas depois da valorização, removeu toda a liquidez do token no mercado, sacando cerca de 50 milhões de X e 50 ETH, equivalente a R$ 442,5 mil, em um golpe do tipo rug pull.
#PeckShieldAlert PeckShield has detected a serial rug puller who has newly created #X ($X) https://t.co/NlE6NUVNlO in the last hour and added 15 $ETH liquidity. Do *NOT* fall prey to it.
— PeckShieldAlert (@PeckShieldAlert) July 24, 2023
The scammer created Deus X ($X) a day ago and removed liquidity (Remove 50M $X and 50 $ETH)… pic.twitter.com/PIWtBIN2CL
Como se esse lucro não fosse suficiente, esse mesmo golpista voltou a operar nesta segunda com o lançamento de mais um token, chamado dessa vez de apenas X.
“Detectamos um ‘puxador de tapete’ em série que criou recentemente $X na última hora e adicionou 15 ETH de liquidez. * NÃO * seja vítima disso”, alertou o perfil de segurança sobre o rug pull.
Neste golpe conhecido como “puxão de tapete”, os desenvolvedores de um projeto vendem sua criação como algo legítimo para persuadir investidores a comprarem seus tokens. Após faturar com as valorizações momentâneas, a equipe do projeto some do mapa sem entregar o prometido e deixando no prejuízo o resto dos investidores que acreditaram no projeto.
De acordo com o CoinDesk, outro token que mascarava um golpe era o “AI-X”, que viu seu preço aumentar em dez vezes. Esse ativo copiou o novo logo “X” do Twitter implementado no final de semana.
A nova cara do Twitter
O Elon Musk anunciou no domingo (23) a morte do tradicional logo do Twitter, ao postar na rede social que “em breve daremos adeus à marca Twitter”. Em seu lugar, ele implementou um logo com a letra X, o nome do aplicativo “tudo em um” há muito tempo idealizado pelo bilionário criador da Tesla.
Musk respondeu a um convite do Twitter Spaces de um assinante do Twitter Blue e, quando perguntado se realmente estava mudando o logotipo, respondeu simplesmente: “Sim”.
“Isso deveria ter sido feito há muito tempo”, disse Musk quando questionado por que a mudança estava acontecendo agora. “Desculpe por ter demorado tanto.”
“Vamos cortar o logotipo do Twitter do prédio com maçaricos”, ele acrescentou. “Bem, tem que ser removido de alguma forma, realmente — é mais dramático dessa maneira.”
X também é o nome do “super aplicativo” planejado por Musk, semelhante ao WeChat, um aplicativo dominante de mensagens, mídia social e pagamento na China.
“Se você está na China, provavelmente usa muito o WeChat, ele faz de tudo – é tipo o Twitter, mais o PayPal, mais várias outras coisas, tudo em um só lugar”, disse ele no podcast All In. “Nós não temos nada parecido fora da China.”
A transição do Twitter para X foi o objetivo declarado de sua decisão de trazer Linda Yaccarino como CEO do Twitter em maio. Musk também recorreu a seus seguidores no Twitter para obter ajuda no design do logotipo.
- Quer ganhar mais com Ethereum? Abra sua conta no Mercado Bitcoin, a corretora mais segura do Brasil, e comece a fazer staking agora mesmo