Milei é criticado por propor regulação cripto: “Sofrerá as consequências de não entender o Bitcoin”

“Javier Milei cometeu grande erro. Ele nunca reservou um tempo para entender o Bitcoin e irá sofrer as consequências”, disse Max Keiser
javier milei presidente da argentina

Javier Milei, presidente da Argentina (Foto: Shutterstock)

A decisão do governo argentino de Javier Milei de criar uma regulamentação para a compra e venda de criptomoedas no país gerou críticas de um dos mais famosos maximalistas do Bitcoin. Max Keiser, principal conselheiro cripto do presidente de El Salvador, Nayib Bukele, foi ao X (antigo Twitter) para reprovar a política implementada pelo argentino.

“Javier Milei cometeu seu primeiro grande erro. Ele nunca reservou um tempo para entender o Bitcoin, e agora irá sofrer as consequências”, disse Keiser.

Publicidade

Keiser e sua esposa, Stacy Herbert, têm tido grande influência nas decisões sobre Bitcoin feitas por Nayib Bukele, presidente de El Salvador.

Herbert tem sido apresentada em eventos como a chefe do Escritório Nacional de Bitcoin de El Salvador e fontes próximas afirmam que a empresária tem um papel de liderança nesta autarquia criada por Bukele. 

Já Keiser é conselheiro pessoal de Bukele e trouxe para a mesa de negociação com o presidente a corretora Bitfinex, que fechou acordo para fornecer a infraestrutura de tecnologia dos Volcano Bonds, títulos do tesouro público de El Salvador lastreados em Bitcoin. 

Leia também: Direto de El Salvador: duas perguntas para o maximalista do Bitcoin Max Keiser

A regulação do mercado cripto na Argentina

A Argentina implementou na semana passada um Registro para Prestadoras de Serviços de Ativos Virtuais (VASPs, na sigla em inglês). Agora, plataformas e empresas que negociem criptomeodas precisam passar por um processo de registro das operações.

Publicidade

A Comissão Nacional de Valores Mobiliários da Argentina (CNV), órgão que ficou responsável por regular as exchanges de criptomoedas do país, passou a disponibilizar em seu site um formulário de pedido de registro para as empresas cripto que operam na região.

O prazo para o cadastro é de 45 dias a contar do dia 22 de março, quando houve a publicação do formulário no Diário Oficial do país.

O “Cadastro de Prestadores de Serviços de Ativos Virtuais (PSAV)” foi criado através da recente reforma da lei Lei nº 27.73 sobre lavagem de dinheiro, financiamento do Terrorismo e proliferação de armas de destruição em massa, em meio à visita do Grupo de Ação Financeira Internacional (GAFI) ao país.

Segundo reportagem do CoinDesk, a politica passou a ter efeito imediato. O aplicativo Strike já enviou mensagem aos seus usuários dizendo que a opção de transferências financeiras entre Argentina e Estados Unidos não estará mais disponível.