A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) divulgou na última semana oito projetos para o seu Laboratório de Experimentação, Aprendizado e Prototipagem (LEAP). E entre eles está um que usa a exchange descentralizada (DEX) da rede XRP Ledger (XRPL) para otimização de transações no mercado secundário de crowdfunding.
A proposta foi criada pela VERT Capital, uma empresa de securitização e gestão de fundos que já possui uma plataforma baseada em blockchain para gestão de operações de crédito privado, construída sobre o XRPL, uma blockchain pública criada pela Ripple para a tokenização de ativos reais.
A plataforma da VERT, lançada em julho fora do projeto do LEAP, foi desenvolvida para espelhar digitalmente as operações de securitização e fundos, com registros onchain dos principais eventos e transações. E já foi anunciada uma primeira transação da emissão de um Certificado de Recebíveis do Agronegócio (CRA), no valor de R$ 700 milhões.
Sobre o projeto da CVM, o LEAP é feito em parceria com o Laboratório de Inovações Financeiras (LAB) e a Federação Nacional de Associações dos Servidores do Banco Central (Fenasbac). O objetivo desse laboratório é desenvolver soluções tecnológicas para desafios do mercado de capitais brasileiro.
Foram selecionados oito projetos divididos em seis temas diferentes. Startups, universidades, fintechs, pesquisadores e agentes do mercado puderam enviar suas propostas até 29 de junho.
De acordo com a CVM, os projetos devem estar, preferencialmente, em estágio pré-operacional, entre os níveis de maturidade de “ideação” e “criação de protótipo funcional”. Ao final do programa, é esperado que cada participante apresente uma solução de protótipo funcional, além da produção de um relatório técnico sobre a solução desenvolvida.
Confira abaixo os temas e projetos selecionados:
Tema: Integração para mercado secundário de crowdfunding
- Agente de integração para negociação de crowdfunding (criado pela B3)
- Utilização da DEX nativa da rede XRPL para otimização de transações no mercado secundário de crowdfunding (criado pela VERT Capital)
- GoID – Identidade financeira digital criada para facilitar o acesso de investidores ao mercado secundário de crowdfunding (criado pela goAssets)
Desafio: Integração e transparência para o mercado de carbono
- Infraestrutura de mercado de registro e negociação de créditos de carbono (criado pela B3)
Desafio: Soluções para o reporte de sustentabilidade
- Nettie Zero – Plataforma de IA para automação regulatória em relatórios de sustentabilidade (criado pela Nettie)
Desafio: Automação para compliance regulatório
- RegMatch – Desenvolvimento de ferramenta baseada em processamento de linguagem natural e machine learning para interpretar automaticamente regulamentos de fundos de investimento (criado pela Iaas Consultoria e Serviços)
Desafio: IA para supervisão do mercado
- LOUIS – Solução de IA para análise de dados não estruturados (criado pelo BDM)
Desafio: Soluções para suitability do investidor
- Open Suitability – avaliação de perfil de investidor baseados em dados objetivos, subjetivos e metas individuais (criado pela Bradesco Asset Management)
O LEAP foi lançado em maio deste ano dentro do NEXUS, novo ecossistema de inovação aberta coordenado pela CVM em parceria com a Fenasbac, e abrigado no Laboratório de Inovação Financeira (LAB).
O programa tem como objetivo fomentar projetos de inovação tecnológica em estágio de maturidade inicial, relacionados ao mercado de capitais e às atividades reguladas pela CVM.
De acordo com o regulador do mercado brasileiro, cada edição do LEAP contará com temas que refletirão áreas de interesse da CVM para melhora do ecossistema de negociação nacional.
- No MB, a sua indicação vale Bitcoin para você e seus amigos. Para cada amigo que abrir uma conta e investir, vocês ganham recompensas exclusivas. Saiba mais!