Entre o dia 13 de junho e 27 de junho está ocorrendo o primeiro ReFi Rate-athon do mundo, um hackathon focado em Finanças Digitais Regenerativas (ReFi) cujo objetivo é selecionar as melhores metodologias e os melhores relatórios para análise de projetos ReFi da web3.
O evento, organizado pela PrimeDAO em parceria com ReFi DAO, Impacta Finance e Celo Foundation, irá premiar os participantes com prêmios somados de até R$ 100 mil, que serão pagos em cUSD (a stablecoin de dólar da Celo). Para saber detalhes da inscrição, a Impacta preparou um tutorial:
Assim como no setor cripto, onde mais de 60% das criptomoedas no top 100 em capitalização de mercado não tem qualquer produto real funcionando, um dos maiores problemas do ESG é o greenwashing e o uso dos termos para marketing e para rodadas de investimento, sem qualquer aplicabilidade realmente sustentável, social ou de governança responsável. Separar o joio do trigo é um grande desafio.
É exatamente para incentivar a criação de metodologias robustas capazes de definir quais projetos estão resolvendo problemas reais e da forma correta para criação de sociedades e habitats regenerativos, que a ReFi Rate-athon está organizando esse evento.
Os relatórios submetidos serão analisados por especialistas do setor, e as melhores submissões ganharão prêmios. A inscrição para analista pode ser feita no site da PrimeDAO. Além disso, qualquer projeto que queira ser classificado e fazer parte do mapa do ecossistema ReFi, pode se inscrever em http://ReFiDAO.com.
Aprendizado guiado
Além do hackathon, a Longtail Financial está organizando um bootcamp de oito semanas de aprendizado guiado com um grupo apaixonado de solarpunks, cujo objetivo é familiarizar os inscritos com os conceitos e ferramentas de engenharia de tokens, da simulação de sistemas financeiros até modelagem financeira para tokens focados em finanças regenerativas. As inscrições podem ser feitas pelo formulário da Longtail Financial.
Ambas as iniciativas têm como objetivo fomentar o ecossistema ReFi, uma evolução do DeFi que surge para utilizar as ferramentas da web 3 e da blockchain para criar uma economia orientada pela regeneração.